Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1246
Title: Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.
Authors: Peixoto, Nuno
Sobral, Sónia Rolland
Keywords: Domínios do saber
conetividade
Ferramentas web
Declaração de Bolonha
Ensino
Aprendizagem
Issue Date: Dec-2014
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Peixoto, N., & Sobral, S. R. (2014). Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem, Revista DICT, 5, 53-62.
Abstract: O paradigma do ensino-aprendizagem está atualmente em mutação. Longe vão os tempos em que o professor era um mero transmissor de conhecimento na sua sala de aula, rodeado pelos seus instrumentos tecnológicos: livros, quadro de lousa, giz e apagador. Com o passar dos anos, muito mudou e continua a mudar. O professor deixou de ser o único transmissor e o centro do conhecimento; a sala de aula deixou de se limitar às 4 paredes, assim como os livros, o quadro de lousa, o giz e o apagador deixaram de ser os únicos instrumentos de trabalho do professor. As tecnologias digitais estão a formatar as metodologias de ensino- aprendizagem, sendo que atualmente as ferramentas web destacam-se das restantes tecnologias na preferência dos professores e alunos no processo educativo. Devido ao enorme leque existente de ferramentas web e face às conjunturas atuais no ensino, este artigo pretende identificar critérios de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0, para que em estudos futuros permitam avaliar essas ferramentas no ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada nesta investigação é do tipo de qualitativo com recurso à pesquisa bibliográfica desenvolvida mediante material já elaborado, principalmente livros e artigos científicos que permitirão averiguar e questionar a veracidade do estudo efetuado.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1246
ISSN: 1647-4023
Appears in Collections:REMIT - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlicercesRevistaDICT2014.pdf167.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.