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dc.contributor.advisorAlves, José Joaquim Ferreira Matias, orientador científico-
dc.contributor.authorCastedo, Ana Cristina Branco Jorge-
dc.date.accessioned2015-06-25T11:09:40Z-
dc.date.available2015-06-25T11:09:40Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.identifier.citationCastedo, A. C. B.J. (2014). Avaliação organizacional: impactos na melhoria. (Tese de Doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal.pt
dc.identifier.otherCota: TDE 33-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1240-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Educação.pt
dc.description.abstractpresente trabalho constitui um estudo de caso que procurou analisar o impacto dos procedimentos de avaliação organizacional na melhoria da qualidade do serviço educativo e nos resultados dos alunos. A investigação consistiu, numa fase inicial, na realização de entrevistas a diferentes atores sobre a avaliação organizacional e respetivos modelos utilizados. Foram, ainda, consultados diferentes documentos (Relatório de Avaliação Externa, Relatórios da Equipa de Autoavaliação, Projeto Educativo da Escola, Atas de Conselho de Turma e Pedagógico) e feito o registo de algumas observações diretas. Perante as limitações de tempo, optou-se pelo estudo de caso de uma escola próxima e de fácil acesso. A seleção da escola baseou-se na cultura avaliativa intrínseca à organização. Da investigação resultou a perceção de que os impactos da avaliação organizacional, na vida da escola e na evolução dos resultados dos alunos, são muito pouco significativos. Resultou, ainda, a noção de que os procedimentos de avaliação se traduzem, essencialmente, no cumprimento de uma rotina legitimada e organizada sem impacto na ação. Num contexto de exigências crescentes de performatividade, a escola cria estratégias de resposta que, apesar de legitimadas, não resolvem nem melhoram a realidade presente.pt
dc.description.abstractThe present work consists of a case study which main purpose is to analyze the impact of schools organizational assessment procedures in the improvement of the educational services quality and in the students’ results. This investigation started, in an early phase, by doing interviews to different actors on the organizational evaluation and the models used. Numerous documents were also analyzed (External Assessment Report, Auto evaluation Team Reports, School Educational Project, Proceedings of the Class and Pedagogical Councils) ant it was made some direct observations. Due to the time limitations, it was chosen a case study of a near and accessible school. This selection was justified by its evaluation culture within its organization. Research led to the perception that the impacts of organizational evaluation on school’s life and on students’ results are little significant. In addition, it led to the knowledge that the evaluation procedures consists, essentially, on the fulfillment of a legitimated and organized routine without any impact on the action. In a context of growing demandings of performativity, school creates response strategies that, although legitimated, don’t solve nor improve the present reality.pt
dc.description.sponsorshipOrientação: Professor Doutor José Joaquim Ferreira Matias Alves.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Portucalensept
dc.rightsrestrictedAccesspt
dc.subjectEscolapt
dc.subjectAvaliação organizacionalpt
dc.subjectAvaliação externapt
dc.subjectAvaliação internapt
dc.subjectAutoavaliaçãopt
dc.subjectMelhoriapt
dc.subjectSchoolpt
dc.subjectExternal evaluationpt
dc.subjectInternal evaluationpt
dc.subjectAuto evaluationpt
dc.subjectImprovementpt
dc.titleAvaliação organizacional: impactos na melhoria.pt
dc.typedoctoralThesispt
dc.identifier.tid101342217-
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