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Title: Avaliação organizacional: impactos na melhoria.
Authors: Alves, José Joaquim Ferreira Matias, orientador científico
Castedo, Ana Cristina Branco Jorge
Keywords: Escola
Avaliação organizacional
Avaliação externa
Avaliação interna
Autoavaliação
Melhoria
School
External evaluation
Internal evaluation
Auto evaluation
Improvement
Issue Date: Jul-2014
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Castedo, A. C. B.J. (2014). Avaliação organizacional: impactos na melhoria. (Tese de Doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal.
Abstract: presente trabalho constitui um estudo de caso que procurou analisar o impacto dos procedimentos de avaliação organizacional na melhoria da qualidade do serviço educativo e nos resultados dos alunos. A investigação consistiu, numa fase inicial, na realização de entrevistas a diferentes atores sobre a avaliação organizacional e respetivos modelos utilizados. Foram, ainda, consultados diferentes documentos (Relatório de Avaliação Externa, Relatórios da Equipa de Autoavaliação, Projeto Educativo da Escola, Atas de Conselho de Turma e Pedagógico) e feito o registo de algumas observações diretas. Perante as limitações de tempo, optou-se pelo estudo de caso de uma escola próxima e de fácil acesso. A seleção da escola baseou-se na cultura avaliativa intrínseca à organização. Da investigação resultou a perceção de que os impactos da avaliação organizacional, na vida da escola e na evolução dos resultados dos alunos, são muito pouco significativos. Resultou, ainda, a noção de que os procedimentos de avaliação se traduzem, essencialmente, no cumprimento de uma rotina legitimada e organizada sem impacto na ação. Num contexto de exigências crescentes de performatividade, a escola cria estratégias de resposta que, apesar de legitimadas, não resolvem nem melhoram a realidade presente.
The present work consists of a case study which main purpose is to analyze the impact of schools organizational assessment procedures in the improvement of the educational services quality and in the students’ results. This investigation started, in an early phase, by doing interviews to different actors on the organizational evaluation and the models used. Numerous documents were also analyzed (External Assessment Report, Auto evaluation Team Reports, School Educational Project, Proceedings of the Class and Pedagogical Councils) ant it was made some direct observations. Due to the time limitations, it was chosen a case study of a near and accessible school. This selection was justified by its evaluation culture within its organization. Research led to the perception that the impacts of organizational evaluation on school’s life and on students’ results are little significant. In addition, it led to the knowledge that the evaluation procedures consists, essentially, on the fulfillment of a legitimated and organized routine without any impact on the action. In a context of growing demandings of performativity, school creates response strategies that, although legitimated, don’t solve nor improve the present reality.
Description: Tese de Doutoramento em Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1240
Appears in Collections:INPP - Teses de Doutoramento / PhD Thesis

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