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Title: O educador social na escola: um profissional educomunicador que conhece, comunica e ajuda: estudo de caso.
Authors: Pontes, Daniela Catarina dos Reis Filipe
Keywords: Educador social
Escola
Professores
Comunicação
Educomunicação
Social educator
School
Teachers
Communication
Educommunication
Issue Date: Nov-2014
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Pontes, D. C. R.F. (2014). O educador social na escola: um profissional educomunicador que conhece, comunica e ajuda: estudo de caso. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
Abstract: Pretendemos, com esta investigação, indagar sobre qual o conhecimento, reconhecimento e relevância da presença do Educador Social na Escola enquanto detentor de um perfil comunicativo específico, especificamente no processo educativo do educando, por parte dos professores do 9º ano do 3º ciclo do Ensino Básico, da EB 2/3 Rio Arade do Parchal concelho de Lagoa, Distrito de Faro. Assim como, dar a conhecer de forma aprofundada o papel de um Educador Social na Escola portuguesa do Século XXI. Como também evidenciar este profissional, segundo as nossas pesquisas, como sendo um Educomunicador que claramente conhece, comunica e ajuda. Saliente-se que com o auxílio deste profissional, tanto os educandos como os professores e os próprios pais poderão ter outro apoio. Este apoio tem como objetivo incutir valores morais como também em sensibilizar os educandos para questões sociais, como por exemplo problemáticas como a toxicodependência, o alcoolismo, a obesidade, as doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. Como é possível verificar no nosso meio estas são questões provenientes, desde sempre, da própria sociedade, do próprio ser humano. Por fim, para concluir, é abordado o tema a comunicação que transversalmente é evidenciado como a base principal das práticas do educador social e Educomunicador, daí propor-se que este conceito seja corretamente analisado nesta investigação com algum respeito e acuidade. I have investigated and recognized the relevance of the role for Social Educator. The role holder must have a specific communicative profile, specifically in the educational process of educating the teachers of the 9th year of the third cycle of basic education, the observations based at the EB 2/3 Rio Arade of Parchal Lagoa municipality, district of Faro. As well as getting to know the in depth role of a Social Educator in a 21st century school But also highlight this professional, according to our research, as being a Educomunicador which clearly meet, communicate and help. It should be noted that with the help of this professional, both learners and teachers and parents may have other support. This support aims to instill moral values as well as educate learners to social issues, problems such as drug addiction, alcoholism, obesity, sexually transmitted diseases, among others. As you can see in our environment these are questions that society poses itself, the human being. Finally, to conclude, the communication approach is the base of the teaching practice and is evidenced by the social educator and Educomunicador, hence it is propose that this concept be properly examined in this investigation with respect and educational acumen.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1227
ISSN: Cota: TME 539
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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