Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/122
Title: O regresso à escola de alunos em abandono escolar: contributo de um Programa Integrado de Educação e Formação.
Authors: Oliveira, Alice Maria Soares de
Keywords: Educação
Abandono escolar
Trabalho infantil
Escola
Família
Programa Integrado de Educação e Formação
TME
Issue Date: 2009
Citation: Oliveira, A.M.S.(2009). O regresso à escola de alunos em abandono escolar: contributo de um Programa Integrado de Educação e formação. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: O presente estudo apresenta as características de funcionamento da medida criada pelos Ministérios do Trabalho e Solidariedade e da Educação - Programa Integrado de Educação e Formação -, que tem como objectivo principal erradicar o abandono escolar e o trabalho infantil e simultaneamente dotar os jovens abrangidos de uma escolaridade que lhes permita integrar com sucesso a sociedade portuguesa como cidadãos de pleno direito. Descrevemos o perfil dos alunos e das respectivas famílias e quem se destina esta medida. Enquadramos esta problemática nos desafios da escola actual; na relação escola - família; no papel da participação dos pais na educação dos seus educandos; no fenómeno do insucesso escolar, de abandono escolar e de trabalho infantil e com o efeito destes fenómenos na sociedade humana e na portuguesa, em particular. Através da metodologia utilizada - estudo de caso - compreendemos as razões que levam os jovens em situação de abandono escolar ou em trabalho infantil a regressar à escola com o aval da família. A questão enunciada levou-nos a perceber que a medida alvo do nosso estudo contribuirá efectivamente para a redução do abandono escolar e do trabalho infantil e simultaneamente para a redução do insucesso escolar.
URI: http://hdl.handle.net/11328/122
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 371.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.