Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1200
Title: O contributo da música na educação, reabilitação e inclusão de crianças com N.E.E.
Authors: Faria, Mónica Cereja
Keywords: Inclusão
Necessidades Educativas Especiais
Música
Educação na Infância
Desenvolvimento Escolar
Arte para a Educação
Inclusion
Special Educational Needs
Music
Childhood Education
School Development
Arts for the Education
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Faria, M.C. (2014). O contributo da música na educação, reabilitação e inclusão de crianças com N.E.E.(Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
Abstract: A inclusão é hoje uma preocupação humana na medida em que todos nós temos direito às mesmas oportunidades de inserção e realização psico-social. É urgente dar uma resposta às crianças com Necessidades Educativas Especiais no sentido de integrá-las na sociedade em que vivemos e de lhes oferecer todas as oportunidades possíveis, utilizando os recursos que nos parecem mais eficazes ao seu desenvolvimento global. Desta forma, apresentamos a importância da música no processo de educação, reabilitação e inclusão, bem como a sua aplicabilidade e os seus beneficios no desenvolvimento global da criança. Com isto, pretendemos mostrar que é plausível construir e colocar em prática uma intervenção em que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim uma ferramenta que faz a diferença, uma vez que ela desperta e promove na criança a aprendizagem, bem como todo o seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho, recorreu-se ao estudo de caso, aplicando-se a modalidade de investigação-ação, com recurso a entrevistas semiestruturadas. A intervenção foi aplicada a dois alunos do Jardim de Infância, com 4 e 5 anos de idade.
Nowadays, inclusion is a human concern as far as everyone is entitled to the same opportunities for achieving psychosocial integration and success.It is urgent to address to children with special educational needs in order to integrate them in our society and offer them every opportunity available, using the resources that seem most effective to their global development. Thus, we show the importance of music not only in the inclusion process, but also in the learning and teaching process, as well as its implementation and the benefits it brings to children.That is to say we intend to show that it is plausible to set up and put into action an intervention plan in which music is not merely the association of sounds and words, but a tool that makes a difference, since it raises the children’s awareness to learning and actually promotes it, while fostering their global development. In order to carry out this analysis, a case study was undertaken using the methodology of action research, with surveys. The intervention was focused on two nursery school students.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1200
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 531.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.