Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1198
Title: O Contributo das atividades de desenvolvimento curricular para a aquisição de conhecimentos do Programa de Geografia A numa escola do ensino regular.
Authors: Fortuna, Maria Margarida Cardoso
Keywords: Geografia A
Conhecimento
Atividades de desenvolvimento curricular
Geography
Knowledge
Curriculum development activities
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Fortuna, M.M.C (2014). O Contributo das atividades de desenvolvimento curricular para a aquisição de conhecimentos do Programa de Geografia A numa escola do ensino regular. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
Abstract: No âmbito da realização deste trabalho pretende2se estudar em que medida as atividades de desenvolvimento curricular contribuem para a aquisição de conhecimentos do programa de Geografia A, numa escola do ensino regular. Tendo sempre presente o contributo desta disciplina para criar cidadãos mais esclarecidos e mais capazes de intervir no espaço terrestre, de uma forma mais consciente no conceito de sustentabilidade, ou seja, a educação geográfica como forma de promover a cidadania. A abordagem metodológica mista foi a escolhida para a realização deste estudo exploratório. Em termos de População – Amostra, esta é constituída pelos alunos do Curso de Estudos Científicos Humanísticos, de Línguas e Humanidades do 11º ano, de uma escola do ensino regular em Vila Nova de Gaia, inscritos na disciplina de Geografia A, referente ao ano 2. Os instrumentos utilizados na recolha de dados foram os questionários aplicados aquando da realização das atividades em estudo, permitindo a recolha de informação de natureza quantitativa e qualitativa. Estes dados foram tratados e apresentados sob a forma de tabelas e gráficos. Da análise dos dados recolhidos, conclui2se que as atividades de desenvolvimento curricular desenvolvidas contribuíram para a consolidação do programa da disciplina de Geografia A.
In the context of this work, one wants to study to what extent curriculum development activities contribute to acquire knowledge of the Geography A program, in a public high school. One should always bear in mind the contribution of this subject to the creation of well – informed, conscious citizens, capable of intervening in both terrestrial space and the concept of sustainability, that is, in geographical education as a way to promote Citizenship. The mixed methodological approach was chosen to do this exploratory study. The population sample is made up of students in the eleventh year who are taking a course in Scientific Studies and Humanities and Languages and Humanities. These students attend a high school in Vila Nova de Gaia and are enrolled in Geography A – year two. The instruments used were questionnaires, which were filled in after each activity, thus enabling the collection of quantitative and qualitative data. After being analyzed, the results were presented in tables and graphs. All in all one concludes that both curriculum development activities contributed to the consolidation of Geography A, which is part of the core curriculum.
Description: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1198
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 538 ex.3.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.