Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/117
Title: O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down.
Authors: Reis, Inês Alexandra Monteiro
Keywords: Síndrome de Down
Inclusão
Adaptações curriculares
Intervenção precoce
TME
Issue Date: 2011
Citation: Reis, I. A. M. (2011). O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down. Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
Abstract: Advogando-se que todos devem aprender juntos, no âmbito da Escola para Todos, tem-se vindo a promover a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), nas escolas regulares. Foi nossa intenção, com este estudo, tentar compreender qual o papel dos professores na inclusão de alunos com Síndrome de Down, nas escolas do ensino regular. Muitos trabalhos de investigação têm demonstrado que este tipo de alunos têm tido muitos ganhos com a inclusão, nomeadamente a nível do seu desenvolvimento pessoal e social. A pesquisa permitiu-nos fazer uma revisão de literatura, onde são abordados assuntos sobre Síndrome de Down, para além da temática sobre a inclusão em geral e o papel dos professores, nesse contexto inclusivo. A segunda parte deste trabalho refere-se ao estudo empírico, onde a metodologia utilizada privilegiou a aplicação de um questionário e a amostra conta com cinquenta professores do ensino regular, de dois concelhos distintos. A análise dos dados evidencia que os professores percepcionam a inclusão como um aspecto positivo. Porém, referiram algumas preocupações que devem ser, urgentemente, combatidas para optimizar o sucesso destes alunos. Assim, salientaram diversas preocupações: a falta de formação dos professores, a inexistência de recursos materiais e humanos, o elevado número de alunos por turma, como factores que dificultam a inclusão. Advocating that all must learn together, relating the issue School for everyone, a promotion to include special needs’ students(ENS) in regular schools has been occurring. With this study our aim was try to understand the roll of the teachers in the inclusion of Down syndrome children’s in regular schools. Several research works have shown that this type of pupils had achieved a great deal with inclusion, namely relating to a social and personal development level. The research allowed us to review literature were Down syndrome issues are approached, in addition to the theme relating general inclusion and teachers’ role in that inclusive context. The second part of this work refers to the empirical study were the used methodology gave preference to a questioner appliance and with a sample that counts with fifty teachers of regular teaching of two distinctive counties. Data analyses shows that teachers perceive the inclusion as a positive aspect. Nevertheless they refer some worries that must be urgently fought in order that pupils’ success can be optimized. Thus they underline several worries: lack of teachers training, the inexistence of human and material resources, a large number of pupils per class, as factors that make inclusion difficult.
URI: http://hdl.handle.net/11328/117
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 469.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.