Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/113
Title: Webfolios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor.
Authors: Ferreira, Maria José Sá Sonemberg Leite de Carvalho
Keywords: Prática reflexiva
Desenvolvimento profissional
Webfolio reflexivo
Auto-formação
TME
Issue Date: 2010
Citation: Ferreira, M.J.S.S.L.C. (2010). Webfolios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor. Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.
Abstract: A vertiginosa evolução tecnológica dita a adaptação das estratégias de formação dos professores, introduzindo diferentes dispositivos que traduzam a interacção entre a teoria e a prática, enquanto instrumentos de enriquecimento profissional. As potencialidades das tecnologias da informação ao serviço do desenvolvimento de portefólios de ensino transformam a sua concepção e o seu desenvolvimento, rasgando os horizontes de abrangência deste instrumento. Conjugando as ferramentas tecnológicas da Web 2.0 com o processo de construção de portefólios reflexivos, no qual o professor se assume como actor principal com uma participação activa e autónoma, chegamos a um instrumento, o webfolio reflexivo, que permite a criação de um espaço para a reflexão sobre si e sobre as suas práticas visando o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O desenvolvimento de um webfolio reflexivo reveste-se de um carácter pessoal, transmitindo algo de íntimo sobre um percurso efectuado, associando-lhe as emoções e perspectivas interiores das vivências do autor. a exploração de instrumentos indutores dessa capacidade de introspecção acerca do seu próprio desempenho é geradora de percursos evolutivos conducentes ao crescimento profissional e pessoal, tornando os professores capazes de acompanhar a mudança, rever e renovar os seus próprios conhecimentos, destrezas e perspectivas sobre o ensino. Neste contexto, o estudo realizado procurou conhecer os contributos efectivos da implementação deste instrumento, enquanto estratégia de formação continuada e baseada na prática reflexiva sistemática, para o desenvolvimento profissional do professor. Desenvolveu-se segundo uma abordagem qualitativa que cruzou a informação recolhida através de diferentes instrumentos, nomeadamente, os webfolios reflexivos construídos ao longo do ano lectivo e as entrevistas às participantes no estudo no final do ano lectivo. Utilizaram-se duas técnicas de tratamento da informação, análise documental e análise de conteúdo, consoante a natureza e a especificidade dos dados. Criaram-se sistemas de categorização para a análise dos dados recolhidos, cruzando os referentes teóricos que fundamentaram a investigação com as evidências emergentes da própria informação e que se manifestaram relevantes para a compreensão do objecto de estudo. Análise e discussão dos resultados obtidos permitiram concluir que os pressupostos adiantados na fundamentação teórica se confirmaram. Enquanto indutor de uma prática reflexiva sistemática, conducente ao auto-conhecimento, apoiando a (re) construção das suas conhecimento profissional do professor. Assume-se como espaço para uma forma sistemática de questionar a própria prática, numa atitude construtiva com base na interacção entre o conhecimento teórico e o conhecimento da prática, potenciando a autonomia e a emancipação do professor que se implica na tarefa de “aprender a aprender”. Rapid technological development commands the adaptation of strategies for training teachers, introducing different devices that demonstrate the interaction between theory and practice, as tools for achieving a Professional upgrade. The potential of the development, enlarging the scope of this tool. Combining Web 2.0 technology with the process of building reflective portfolios, where the teacher assumes the leading role paying an active and independent part, we have designed the reflective webfolio. This tool provides the teacher with a space to reflect about his / her practices and thus enhance both his personal and professional development. The building of a reflective webfolio belongs to the personal sphere, as it conveys something intimate about one’s path the moment associating it with the emotions and perspectives of the inner experiences of the author. The exploration of tools for boosting that introspection capacity about one’s personal performance leads to pathways promoting professional and personal development. These will help the teachers keep up with change, review and renew their own knowledge and skills as well as their own perspectives on teaching. In this context, the present study aimed at assessing the actual input of the use of this tool as a strategy for lifelong learning based on systematic reflective practice leading to the professional development of teachers. We have made use of a qualitative approach that related the information collected by different instruments, namely the reflective webfolio built throughout the school year, with the interviews of the participants made at the end of school year. We have used two techniques of information processing, document analysis and content analysis, depending on the nature and specificity of the data. We have created categorization systems for the analysis of the collected data by relating the theoretical references that supported the research with the emerging evidence of its own information which proved to be relevant to understand the object of the study. The analysis and discussion of the result have showed that the assumptions pointed out by the theoretical references are confirmed. Actually the reflective webfolio has been proved as a strategy for teacher professional knowledge inducing a systematic reflective practice leading to self-knowledge, supporting the (re) construction of their conceptions and having an impact on their acts. It becomes a space for a systematic means of questioning one’s practice, in a constructive approach based on the interaction between theoretical knowledge and knowledge of the practice, enhancing the autonomy and empowerment of the teacher who gets involved in the task of “learning to learn”.
URI: http://hdl.handle.net/11328/113
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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