Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1126
Title: Trabalho colaborativo docente no ensino das Ciências.
Authors: Nogueira, Paula Borges
Abelha, Marta
Keywords: Trabalho docente
Colaboração docente
Ensino das ciências
Issue Date: 2014
Publisher: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Citation: Nogueira, P., & ABELHA, M. (2014). Trabalho colaborativo docente no ensino das Ciências. In A. Lopes, M. Cavalcante, D. Oliveira, & A. Hypólito (Orgs.) Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, Atas do II Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação, (pp. 148-158). Porto: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. ISBN 978-989-8471-13-0.
Abstract: Um dos principais objetivos da escola do século XXI é desenvolver nos alunos, as competências necessárias para que estes se tornem cidadãos detentores de uma literacia científica, que lhes permita desenvolver hábitos de problematização, de reflexão e de pesq uisa, de modo a que se tornem cidadãos interventivos e capazes de participar e tomar decisões fundamentadas, o que pressupõe uma estreita articulação entre as aprendizagens e o contexto sociocultural dos alunos. A concretização desse objetivo passa, em no sso entender, por um ensino mais integrado e holístico, pressupondo um trabalho docente sustentado por uma cultura colaborativa capaz de conduzir o professor, através de práticas reflexivas e investigadoras da sua profissionalidade, para além da sua compet ência científica, isto é, para o conhecimento e aperfeiçoamento de um repertório de práticas de ensino, que permita motivar o aluno a melhorar a sua aprendizagem. Neste sentido, quisemos com o nosso estudo compreender dinâmicas de trabalho estabelecidas en tre professores de ciências, em contexto de departamento curricular. Deste modo, e com o intuito de encontrar respostas para o problema de investigação formulado, gizámos os seguintes objetivos de investigação, a saber: i) identificar conceções de professo res de Ciências Físicas e Naturais, do terceiro ciclo e secundário, sobre o conceito de colaboração docente, ii) caracterizar dinâmicas de trabalho docente que os professores participantes no estudo afirmam desenvolver a nível de departamento curricular no geral e de área disciplinar em particular e iii) averiguar possíveis fatores potenciadores e inibidores de uma cultura de trabalho colaborativo docente no ensino das Ciências. Este estudo seguiu uma metodologia essencialmente qualitativa, tendo sido sele cionada como estratégia de investigação o estudo de caso. O departamento curricular de Matemática e Ciências Experimentais de uma escola secundária com terceiro ciclo na região do grande Porto foi o caso estudado. A recolha de dados ocorreu durante o ano l etivo 2011/2012, tendo o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista do tipo semiestruturada e a análise documental sido as principais técnicas de recolha de dados. A análise de estatística simples e a análise de conteúdo foram as técnicas de tratamento de dados privilegiadas. Resultados deste estudo sugerem relações de colaboração docente superficiais, imperando formas de trabalho docente marcadamente individualistas. Embora sejam reconhecidas pelos professores inquiridos mais - valias ao trabal ho colaborativo, nomeadamente, que possibilita a construção e partilha de recursos materiais, ideias e experiências, uma co - análise e co - reflexão sobre práticas letivas, conduzindo a um melhor desempenho docente, promovendo assim a construção de estratégia s promotoras de uma aprendizagem significativa, a falta de compatibilidade nos horários não letivos dos docentes e a prevalência de uma cultura de individualismo docente são os principais impedimentos apontados para a sua prática. Assim, os vestígios de tr abalho colaborativo docente são limitados a pequenos grupos de professores que lecionam a mesma disciplina e o mesmo ano de escolaridade e, cujo conceito de colaboração assenta essencialmente na partilha e troca de materiais didático-pedagógico, e a partil ha de experiências e estratégias.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1126
ISBN: 978-989-8471-13-0
Appears in Collections:INPP - Comunicações a Congressos Internacionais / Papers in International Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho colaborativo docente no ensino das Ciências.TrabalhoDocenteEFormacao_Vol_I.pdf262.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.