Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/112
Title: Motivação dos professores face à utilização das TIC: estudo de género.
Authors: Vilas, Ana Paula de Sousa Rodrigues
Keywords: TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)
Mainstreaming
Professor 
Ensino-aprendizagem
Motivação
TME
Issue Date: 2007
Citation: Vilas, A. P. S. R. (2007). Motivação dos professores face à utilização das TIC: estudo de género. Tese de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Com esta investigação pretende-se reflectir sobre um dos problemas fundamentais da pedagogia no início deste novo século: As Tecnologias de Informação e Comunicação (T.I.C.), e os fenómenos Inclusão/Exclusão. O objectivos deste trabalho, é proporcionar uma perspectiva geral da democratização das tecnologias de informação na educação, como desafio à escola tradicional, questionar a apetência dos professores pela utilização dessas tecnologias, e em concreto, conhecer a atitude das mulheres docentes perante as TIC, promovendo o mainstreaming, isto é, a necessidade de efectuar estudos sobre os reflexos de uma realidade no mundo masculino e feminino, de modo a potenciar políticas que favoreçam igualdade de oportunidades. Assim, apresenta-se os resultados de um estudo, baseado numa primeira parte, em investigação documental e mera reflexão pessoal, que visa, numa segunda fase, através de inquéritos de opinião efectuados às docentes, fundamentar as hipóteses com base nas teorias analisadas. As mulheres possuem apetência e interesse para a utilização das TIC, no entanto, o seu percurso profissional é geralmente condicionado pela condição de maternidade e pela conciliação do trabalho com a vida familiar, dificultando assim a valorização e a sua realização profissional e pessoal.
Description: Nenhum
URI: http://hdl.handle.net/11328/112
ISBN: Cota: TME 348
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 348.pdf892.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.