Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1110
Title: A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
Authors: Faria, Nubélia Fortunado Coelho de
Keywords: Observação de aulas
Trabalho colaborativo
Supervisão pedagógica
Professor reflexivo
Desenvolvimento pessoal e profissional do professor
Class observation
Collaborative work
Pedagogical supervision
Reflective teacher
Personal and professional development of the teacher
Issue Date: Jan-2014
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Faria, N. F. C. (2014). A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. (Dissertação de Mestrado), Univeridade Portucalense, Portugal.
Abstract: Nos últimos anos assistimos à introdução de inúmeras mudanças no sistema de avaliação dos professores onde a observação de aulas passou a ter um papel de relevo. Esta investigação teve como objetivos: Interpretar as dinâmicas inerentes à observação de aulas na ação e na reflexão dos professores inseridos no processo de Observação de Aulas; Compreender de que modo é que o processo inerente à observação de aulas se traduz num Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Professor; Perceber de que modo é que a Observação de Aulas leva a um verdadeiro Trabalho Colaborativo entre os professores inseridos no processo de Observação de Aulas. Para operacionalizar esta investigação definimos as seguintes questões de investigação: De que modo é que a Observação de Aulas se traduz no Desenvolvimento de melhores práticas na sala de aula? De que modo é que a Observação de Aulas leva ao Desenvolvimento Pessoal e Profissional? Que Possibilidades e Constrangimentos decorrem da implementação da Observação de Aulas? No sentido de dar resposta às questões de investigação foi utilizada uma metodologia essencialmente de natureza qualitativa, mais precisamente um Estudo de Caso, dado que nos pareceu a mais adequada para o tratamento dos dados. A recolha dos dados processou-se, não só através do recurso a questionários e a entrevistas mas também através do registo do ciclo de observação de aulas tendo sido posteriormente feita a análise de conteúdo. Os resultados obtidos, nesta investigação, sugerem que para os professores com aulas observadas a observação de aulas potencia um maior investimento na inovação e no desejo de impressionar o relator, o que induz a um melhor Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Verificámos, ainda, que a implementação do ciclo de observação de aulas, na opinião das docentes participantes nesta investigação, é suscetível de promover a melhoria das práticas e a autosupervisão, dada a possibilidade de questionamento e reflexão sobre os pontos fortes e os pontos passíveis de melhorias. Relativamente ao Trabalho Colaborativo, ele existe e é praticado, mas não como consequência da observação de aulas. Foi, no entanto, referenciado um leque alargado de constrangimentos à prática da observação de aulas onde salientamos o mau ambiente que se cria na escola ao redor das aulas observadas, um colega de tantos anos passar a ser relator com responsabilidade numa nota que irá acompanhar os docentes na sua carreira profissional, a intrusão de um estranho na sala de aula e a falta de tempo.
Class Observation as a means of upgrading the Personal and Professional Development of the Teacher In the last few years, we have been witnessing the introduction of endless changes in teaching evaluation, and class observation took on a new role. The aims of this investigation were: to interpret the dynamics related to class observation on the acting and reflection of the teachers involved in the process of class observation; to understand how this process may contribute to the Personal and Professional progress of the teacher; to understand how class observation may lead to a real collaborative work among the teachers involved. To operationalize this investigation we selected the following questions: How does the observation of classes translate into a better class management? In what way can class observation influence the Personal and Professional Growth of a teacher? What are the possibilities, as well as the drawbacks, that may come out of class observation? In order to address the research questions the methodology used was essentially qualitative, more precisely a Case Study, since it seemed the most appropriate for the data processing. The data collection was processed not only through the use of questionnaires and interviews but also through the register of a classroom observation cycle, followed by the subsequent analysis of the content. The results obtained in this investigation suggest that for the teachers who were observed, this observation contributes to a greater investment in innovation and desire to impress the supervisor, which leads to a better Personal and Professional Development. We also found that the implementation of the cycle of classes to be observed was, in the opinion of the teachers participating in this research, liable to promote improved practices and self-supervision, given the possibility of questioning and reflecting on the strengths and on the points to improve. In respect to collaborative work, it does exist and it is practiced, but not as a consequence of class observation. However, a wide range of constraints was detected as far as the observation of classes is concerned, the most relevant being the way the school faces the observation of classes, the fact that a colleague of so many years becomes responsible for a grade that will accompany the teachers for the whole of their professional careers, the intrusion of a stranger in the classroom and the lack of time.
Description: Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1110
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 532.pdf6.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.