Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/110
Title: O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso.
Authors: Pinto, Maria Helena Rodrigues de Sousa Ferreira
Keywords: Bibliotecas escolares
Pesquisa escolar
Internet
Construção do conhecimento
TME
Issue Date: 2007
Citation: Pinto, M.H.R.S.F. (2007). O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: O presente estudo visa reflectir sobre o contributo das bibliotecas escolares e seus recursos para a construção do conhecimento na Escola. No contexto da sociedade de informação e das novas exigências e tecnologias disponíveis para a aprendizagem, destacamos o papel da Internet enquanto recurso de informação dinamizado a partir das bibliotecas escolares. Trata-se assim de um trabalho de pesquisa e reflexão, cuja intenção primordial consiste em reconhecer a necessidade de, na actual sociedade da informação, nos empenharmos na criação de uma nova cultura educativa que promova a interacção, a autonomia e o sentido crítico, nomeadamente através da pesquisa escolar. A acção investigativa centra-se em torno de três eixos indissociados: alunos, professores e recursos da Biblioteca Escolar. Nesse sentido, o estudo assentou numa exaustiva pesquisa bibliográfica que permitiu estabelecer os conceitos principais da fundamentação teórica. A investigação empírica, a partir da qual se pretendeu obter informação sobre o uso real da biblioteca e dos recursos de informação, por parte de alunos e professores de uma Escola do Ensino Básico, incidiu sobre a Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu. This presents study aims to reflected the contribution of the school library and its resources on the construction of the school knowledge. In the information society context and the new demanding and available thecnologies for the learning, we pointed out the role of the Internet while information resource dynamized from the school libraries. So, this work is a research work and a reflection, whose primordial intention consists on recognising the need, in the nowadays society of information, of doing our best to create a new educational culture that promotes the interaction, the autonomy and the critical sense, especially through the school research. The researching action goes around three inseparable axles: students, teachers and the school library resources. That way, the study was settled in a bibliographical exhaustive research that allowed to establish the main concepts of the theorical foundation. The empirical investigation, from which we aimed to get information about the real use of the library by the students and teachers of a High School, fell upon in Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, Vila Nova de Paiva, in Viseu district.
URI: http://hdl.handle.net/11328/110
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 280.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.