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Title: A contribuição do programa novas oportunidades para o desenvolvimento da motivação e auto-estima dos formandos que o frequentam: estudo de caso.
Authors: Cardoso, Fernando Manuel Almeida Alves
Keywords: Auto-Estima
Motivação
Iniciativa novas oportunidades
Aprendizagem ao longo da vida
Self-Esteem
Motivation
New Opportunities Initiative
Lifelong Learning
TMPS
Issue Date: 2012
Citation: Cardoso, F. M. A. A. (2012). A contribuição do programa novas oportunidades para o desenvolvimento da motivação e auto-estima dos formandos que o frequentam: estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação e Orientação.
Abstract: O presente estudo, pretendeu determinar a existência de impacto do Programa da Iniciativa Novas Oportunidades, para o desenvolvimento da motivação e auto-estima nos formandos que o frequentam, ao abrigo do despacho do Governo nº 17658/2010. De forma a apurar resultados, foi utilizada uma amostra de 105 sujeitos composta por elementos do sexo feminino (n= 43) e do sexo masculino (n=62), com idade superior a 18 anos, a frequentar activamente o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) básico e secundário, desempregados e convocados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para frequentar o processo de RVCC. Os resultados demonstram que para a variável motivação, na comparação dos grupos, os resultados assinalam um forte impacto positivo tanto ao nível intrínseco como extrínseco, dando a indicação de que os formandos terminam o seu percurso formativo mais motivados. Relativamente à comparação entre o género feminino e o masculino, a nossa hipótese não se verificou, tendo-se encontrado diferenças que apontam no sentido contrário ao postulado, na medida em que as mulheres apresentam uma média de motivação mais elevada. Quanto às variáveis nível a frequentar e idade não foram encontradas diferenças, com excepção do grupo mais jovem apresentar diferenças para motivos externos. Relativamente à variável auto-estima confirmou-se que esta vai aumentando à medida que a formação avança nas três fases do processo. Os valores obtidos, quando comparados os grupos, apontam para um evidente impacto positivo na sua auto-estima por parte do processo de RVCC, sendo mais elevada no final. Também se analisaram as variáveis idade, nível a frequentar e género, quanto à auto-estima, para as quais não se encontraram globalmente diferenças estatisticamente significativas. The present study sought to determine the impact of the existence of the New Opportunities Initiative Program for the development of motivation and self-esteem in students who attend under government order No. 17658/2010. In order to determine results, we used a sample of 105 subjects comprised elements of females (n = 43) and male (n = 62), aged over 18 years, actively attending RVCC process basic and secondary, unemployed and summoned by IEFP to attend the program RVCC The results show that for motivation variable, the comparison of groups, the results indicate a strong positive impact at both intrinsic and extrinsic, giving the indication that the students finish their formative path more motivated. As regards the comparison between the male and female gender, our hypothesis was not verified and it was found differences pointing in the opposite direction to postulate the extent that women have a higher mean of motivation. Regarding variables level attending and age no differences were found, with the exception of the youngest group differ for external motives. Regarding variable self-esteem was confirmed that this goes increasing as the formation proceeds in three stages. The values obtained, when comparing the groups, show a clear positive impact on their self-esteem by the RVCC process, being higher at the end. Also analyzed the variables age, level to attend and gender, regarding self-esteem, for which no overall differences were found statistically significant.
URI: http://hdl.handle.net/11328/107
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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