Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1060
Title: A participação dos professores na construção do projecto educativo de escola: um estudo na área escola.
Authors: Teixeira, Cláudia Maria Amaral, orientador científico
Guimarães, Diana
Keywords: Projeto educativo
Professores
Formação
Participação
Educational project
Teachers
Training
Participation
Issue Date: May-2014
Citation: Guimarães, D. (2014). A participação dos professores na construção do projecto educativo de escola: um estudo na área escola. (Tese de Doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1060.
Abstract: No contexto atual, a escola enquanto organização suscita novas interpelações na tentativa de adequar a educação às exigências das transformações sociais e económicas. Por forma a dar uma resposta eficaz à sua missão, surge o Projeto Educativo como o documento que consagra a orientação educativa do agrupamento de escolas ou de escolas não agrupadas, desenhado para um horizonte de três anos e elaborado de forma participada, dentro dos princípios de responsabilização de toda a comunidade educativa. Contudo, o envolvimento dos professores no seu processo de elaboração torna-se determinante, dado que a colaboração interpares na tomada de decisões, como forma de participação convergente com os objetivos da organização, tem sido apontada como a solução organizacional para os problemas do ensino e das escolas contemporâneas. Neste sentido, propusemo-nos nesta investigação analisar o grau de participação dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico na construção do Projeto Educativo de Escola e procedemos para esse efeito a um estudo quantitativo na área do Porto, através da aplicação de um inquérito a professores que lecionam em escolas públicas. O objetivo deste estudo foi identificar os conhecimentos dos professores sobre o Projeto Educativo, avaliar a sua formação/necessidade de formação nesta área, conhecer as dificuldades com que os professores se deparam na construção e implementação do Projeto Educativo e determinar quais os elementos que participam efetivamente na sua construção. Do cruzamento dos dados obtidos, concluiu-se que o grau de participação dos professores na construção do Projeto Educativo de Escola é muito reduzido e que esta atitude se deve ao facto de a sua construção ficar a cargo de um grupo de trabalho. Fatores como escassez de formação, falta de recursos humanos e financeiros, pouco envolvimento da comunidade e desadequação normativa, são outros motivos apontados pelos docentes para os baixos níveis de participação.
In the actual context, the school as an organization raises new interpellations in the attempt to fit education to the demands of social and economic change. In order to respond effectively to its mission, the Educational Project came up as the document establishing the educational guidelines for school cluster or ungrouped schools, designed for a 3-year period and drawn up in a participatory way within the principles of responsibility of the entire educational community. Nevertheless the involvement of teachers in its making process becomes decisive, given that peer collaboration in decision-making as a way of convergent participation in the organization goals has been pointed out as the organizational solution for teaching problems and for contemporary school issues. In this work we propose to assess the degree of participation of Primary School teachers in the construction of the School Educational Project and for that purpose we conducted a quantitative study in Oporto, by means of a survey carried out among public school teachers. The aim of this study is to identify teachers’ knowledge of the Educational Project, to assess their need for training sessions in this area, to realize the difficulties they face in the construction and implementation of the Educational Project, and to define the elements which actually participate in its construction. We concluded from data cross-checking that the degree of participation of Primary School teachers in the construction of the School Educational Project is in fact very small and that this is due to the fact the construction is assigned to a working group. Other grounds for the low participation rate pointed out by the teachers were lack of information, shortage of human and financial resources, little involvement of the community and normative inadequacy.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1060
ISSN: Cota: TDE 27
Appears in Collections:INPP - Teses de Doutoramento / PhD Thesis

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