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Title: Implementação do sistema de gestão da qualidade na SMTB.
Authors: Faceira, Júlio, orientador científico
Magalhães, Sara Dias
Keywords: Qualidade
Sistema de Gestão da Qualidade
NP EN ISO 9001:2008
Abordagem por processos
Saúde
Quality
Quality Management Systems
Process approach
Health
Issue Date: Jun-2014
Citation: Magalhães, S. D. (2014). Implementação do sistema de gestão da qualidade na SMTB. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1044.
Abstract: O objetivo deste projeto é a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na clínica SMTB – Serviços de Medicina do Trabalho de Braga, no serviço de Saúde Ocupacional. A clinica está ligada não só à saúde ocupacional, como também à clinica geral, outras especialidades médicas e não médicas, e outros serviços nomeadamente a enfermagem. No entanto considerou-se que inicialmente, este SGQ iria apenas estender-se ao serviço de saúde ocupacional. Para a concretização deste objetivo, foi realizado um estágio na SMTB durante seis meses, e com a ajuda de todos os colaboradores da mesma, foi possível a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade durante o decorrer do estágio. Inicialmente (Capítulo 1) foi realizada uma revisão bibliográfica com o objetivo de aprofundar um pouco mais o tema deste projeto, facilitando desta forma todo o processo associado à implementação do sistema na clínica, nomeadamente na elaboração da documentação. No Capítulo 2 desenvolve-se a metodologia utilizada na conceção e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na SMTB. Com este projeto pretendia-se desde logo a integração de todos os colaboradores da SMTB neste processo de implementação, o que foi facilmente conseguido, acabando por facilitar o restante processo. Ao longo da revisão bibliográfica fala-se da importância cada vez maior da qualidade nas organizações, nomeadamente na implementação de um SGQ nas mesmas. A SMTB sentiu esta necessidade não só pela exigência do mercado mas também para atingir os seus objetivos, tornando-se mais fácil estando presente um sistema que permita controlar todas as atividades e melhorar continuamente com a análise das não conformidades que possam surgir. A melhoria contínua, é sem dúvida um grande objetivo dos Sistemas de Gestão da Qualidade.
The objective of this project is the implementation of the Quality Management System in clinical SMTB - Services Occupational Medicine Braga, at the Occupational Health Service. The clinic is not only linked to occupational health, but also to general medicine, medical and non-medical specialists, and other services including nursing. However it was initially consider that this QMS would only extend to the occupational health service. To achieve this objective, an internship at SMTB was held for six months, and with the help of all employees, it was possible the implementation of the Quality Management System during the course of the internship. For start (Chapter 1) it was made a literature review to delve the scope of this project, this helped the system implementation in the clinic, especially in the documentation elaboration. In Chapter 2 develops the methodology used in the design and implementation of the Quality Management System in SMTB. It was intended to integrate all the employees of SMTB in this implementation process, what was successfully achieved which made all the process easier. During the literature review there is reference to the growing importance of the quality system in the organizations, in particular in the QMS implementation. It was intended to integrate all the employees of SMTB in this implementation process, what was successfully achieved which made all the process easier. During the literature review there is reference to the growing importance of the quality system in the organizations, in particular in the QMS implementation. The SMTB felt this need not only by market demand but also to achieve their objectives, this is easier in use of a system that allows to control all activities and improve the analysis of the non-conformities that may rise. Continuous improvement is undoubtedly a major objective of the Quality Management Systems.
Description: Dissertação de Mestrado em Gestão.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1044
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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