Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/10
Title: As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos.
Authors: Gomes, Luísa Alexandra Freitas
Keywords: Tecnologias de Informação
Aluno
Professor
Escola
Currículo
Processo ensino/aprendizagem
TME
Issue Date: 2007
Citation: Gomes, L.A.F.(2007). As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Nos últimos anos tem-se assistido a um desenvolvimento acentuado das Tecnologias de Informação e Comunicação. Está-se indubitavelmente perante um novo paradigma de sociedade a que se convencionou chamar Sociedade da Informação. Esta nova sociedade colocou grandes mudanças na escola e nos modelos de ensino. Pretende-se que a escola assuma a liderança das mudanças estruturais, adequando as suas estratégias à nova realidade social, modificando as suas pedagogias de actuação face ao novo saber tecnológico. Dentro deste contexto tornou-se pertinente desenvolver esta temática ligada à utilização das TIC nos espaços educativos rurais. O objectivo desta dissertação é compreender as atitudes de alunos e professores no que concerne à introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação no espaço educativo rural, nomeadamente em Carrazeda de Ansiães e São João da Pesqueira. Desta forma, está estreitamente ligado aos processos de implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação vividos por membros da comunidade escolar – alunos e professores. Os resultados revelam que colocar as Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas trouxe transformações nas práticas pedagógicas de forma pontual e espontânea. Pois a maioria dos professores utiliza como auxiliar de ensino o computador na sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/11328/10
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 364.PDF1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.