Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/987
Title: O Ensino das Ciências no contexto da Reorganização Curricular do Ensino Básico: do discurso às práticas e vice-versa.
Authors: Abelha, Marta
Martins, Idalina
Costa, Nilza
Roldão, Maria do Céu
Keywords: Reorganização curricular
Currículo
Trabalho colaborativo
Ensino das Ciências
Ensino Básico
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Citation: Abelha, M., Martins, I., Costa, N., & Roldão, M. (2008). O Ensino das Ciências no contexto da Reorganização Curricular do Ensino Básico: do discurso às práticas e vice-versa. In Atas do Colóquio “Da Investigação à Prática: Interações e Debates” (pp. 206-216). Aveiro: Universidade.
Abstract: A implementação do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico português, em curso desde 2001, e a consequente organização do currículo em função de competências a desenvolver nos e com os alunos, nomeadamente as específicas das Ciências Físicas e Naturais, bem como o pressuposto de que esse desenvolvimento depende dos níveis de trabalho colaborativo entre professores, assumem-se como referências emergentes ao nível das práticas e da investigação. Apesar do discurso político que consubstancia, actualmente, o Ensino das Ciências ser inovador, os resultados de investigações mais recentes – Abelha (2005), Ferreira (2006), Martins (2005), Roldão et al (2007) e Sítima, (2005) – evidenciam outras apropriações dessas inovações ao nível das práticas curriculares, quer no âmbito das dinâmicas de trabalho entre professores, quer da promoção e desenvolvimento de competências nos e com os alunos. A relação que a generalidade dos professores inquiridos nos estudos referidos estabelece com a colaboração é diferente do preconizado nos discursos da tutela e da investigação (Lopes & Macedo, 2006), talvez porque seja difícil trabalhar em equipa ou investir numa dinâmica colectiva de projecto de escola (Perrenoud, 2002: 98). Este desfasamento entre discurso, concepções e práticas curriculares de professores não é da sua exclusiva responsabilidade, dado que a administração central não tem promovido políticas consistentes, por exemplo de formação contínua, nem desenvolve mecanismos de acompanhamento, monitorização e avaliação do processo de implementação da reorganização curricular (Costa, 2007: 107). Neste sentido, apresenta-se nesta comunicação um estudo em curso, inserido em dois projectos de doutoramento que, desenvolvidos em rede, procuram promover com professores de Ciências Físicas e Naturais a co-construção de práticas profissionais e sua conceptualização, numa perspectiva de articulação entre o que se preconiza, ao nível do discurso político educativo e da investigação, e o que se concretiza, ao nível da prática curricular.
URI: http://hdl.handle.net/11328/987
ISBN: 978-972-789-253-2
Appears in Collections:INPP - Comunicações a Congressos Nacionais / Papers in National Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mabelha_Colóquio_Aveiro_2008_pp 206.pdf195.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.