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Title: Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.
Authors: Martins, Idalina
Abelha, Marta
Costa, Nilza
Roldão, Maria do Céu
Keywords: Currículo
Ciências Físicas e Naturais
Competência docente
Ensino básico
Portugal
Curriculum
Natural and Physical Sciences
Competency
Teachers' collaboration
Issue Date: 2011
Citation: Martins, I. Abelha, M., Costa, N., & Roldão, M.C. (2011). Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. Ciência & Educação, 17(4), 771-788. Doi: 10.1590/S1516-73132011000400001.
Abstract: Este artigo pretende disseminar resultados de uma investigação cuja principal finalidade era compreender o impacto do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico português nas práticas curriculares e dinâmicas de trabalho de professores de Ciências Físicas e Naturais. O primeiro momento do estudo empírico assumiu uma natureza quantitativa, referindo-se os resultados a 1122 questionários preenchidos por professores que lecionavam as disciplinas da área das Ciências Físicas e Naturais. O segundo momento, de índole qualitativa, pretendeu aprofundar os dados quantitativos, através da realização de entrevistas a seis dos professores participantes no primeiro momento. Os resultados obtidos sugerem uma apropriação epidérmica dos conceitos centrais ao atual discurso educativo e indiciam que a implementação do processo de Reorganização Curricular não se traduziu em mudanças efetivas de práticas e dinâmicas de trabalho docente. Face a esta realidade, considera- mos imprescindível uma ação concertada entre professores, instituições de formação inicial e contí- nua e a administração central.
This paper intends to disseminate the results of a study whose main aim was to understand the impact of the Basic Education Curricular Reorganisation for the curricular practices and collabo- ration dynamics of Natural and Physical Sciences teachers. The empirical study adopted a quantitative approach and the results report on 1122 questionnaires completed by Natural and Physical Sciences teachers. To deepen these results, we collected qualitative data, obtained from interviews with six Natural and Physical Sciences teachers who participated in the first part of the study. The results obtained suggest a superficial appropriation of the central concepts concerning current education discourse and indicate that the implementation of the Basic Education Curriculum in Portugal doesn’t produce effective changes in teachers’ practices. We consider this requires essential and concerted action between teachers, Education Institutes and Central Administration.
URI: http://hdl.handle.net/11328/830
ISSN: 1516-7313
Appears in Collections:INPP - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

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