Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/825
Title: Avaliação de Professores: que lições do caso português?
Authors: Machado, Eusébio José
Abelha, Marta
Keywords: Avaliação de professores
Avaliação pelos pares
Profissionalidade docente
Issue Date: 2014
Citation: Machado, E. A. & Abelha, M. (2014). Avaliação de Professores: que lições do caso português? Revista Olh@res, 2 (1), 55-80.
Abstract: No atual contexto de “omniavaliação”, a avaliação de professores assume um papel central nas políticas educativas e na construção da profissionalidade docente, surgindo dilacerada entrepressões de performatividade e desejos emancipatórios. Neste aspecto, as mudanças ocorridas em Portugal, sobretudo no período entre 2007-2013, facultam contributos muito pregnantes para a discussão das lógicas, processos e dispositivos de avaliação de professores, quer no que respeita às implicações endógenas, quer no que respeita aos efeitos exógenos. No âmbito deste artigo, a partir do acervo de investigação realizada em Portugal, discutimos os resultados obtidos e retiramos as principais lições sobre a análise de dois aspetos que têm merecido particular destaque na literatura: i) a avaliação centrada na escola e ii) a avaliação pelos pares.
URI: http://hdl.handle.net/11328/825
ISSN: 2317-7853
Appears in Collections:INPP - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Revista_Olhares_2014.pdf411.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.