Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/822
Title: Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.
Authors: Abelha, Marta
Martins, Idalina
Costa, Nilza
Keywords: Colaboração docente
Colaboração professores- investigadores
Ensino das ciências
Issue Date: 2008
Citation: Abelha, M., Martins, I. & Costa, N. (2008). Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas. Revista Ciência em Tela, 1 (2), 1-10.
Abstract: A disseminação de uma experiência educativa no contexto português do ensino das Ciências apresenta-se como principal finalidade deste relato e constitui uma forma de valorizar positivamente os professores de Ciências Naturais e de Ciências Físico-Químicas envolvidos que, trabalhando colaborativamente (professor-professor e professores-investigadores) e numa perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, planificaram, implementaram e avaliaram uma aula leccionada em regime de co-docência sobre a temática Chuvas Ácidas a alunos com 13-14 anos de idade de uma turma do 8º ano de escolaridade. Os resultados da implementação desta aula evidenciam que o trabalho colaborativo se reflecte positivamente nos actores educativos envolvidos. A contextualização das aprendizagens e a interdisciplinaridade permitiram aos alunos vivenciarem uma experiência educativa diferente que procurou proporcionar-lhes uma visão mais holística da Ciência. Por outro lado, a colaboração entre professores e professores-investigadores, conferiu aos professores maior segurança e abertura para o desenvolvimento de práticas curriculares diferentes das habitualmente promovidas.
URI: http://hdl.handle.net/11328/822
ISSN: 1984-154X
Appears in Collections:INPP - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
0208abelha_martins_costa.pdf869.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.