Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11328/74
Title: | Perspectivas docentes sobre a (in)disciplina: estudo de caso em docentes do 1º Ciclo em escolas do Porto. |
Authors: | Sá, Cátia Dulcelina Queijo Nogueira Freire Alves de |
Keywords: | Indisciplina escolar Sala de aula Relação pedagógica Estratégias de aprendizagem TME |
Issue Date: | 2007 |
Citation: | Sá, C.D.Q.N.F.A. (2007). Perspectivas docentes sobre a (in)disciplina: estudo de caso em docentes do 1º Ciclo em escolas do Porto. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação. |
Series/Report no.: | Nenhum |
Abstract: | A indisciplina na sala de aula apresenta-se como um dos problemas mais preocupantes da realidade escolar. É nossa intenção clarificar e contextualizar o conceito de (in)disciplina e conhecer mais profundamente os factores que, relacionados com o professor, poderão despoletar casos de indisciplina na sala de aula. Analisamos a correlação que existe entre (in)disciplina e: relação pedagógica professor/aluno, estilos de liderança, estratégias de ensino/aprendizagem, formação de professores, poderes de professores e alunos, competência cientifica dos docentes e expectativas dos professores em relação aos alunos. Evidenciamos abordagens promotoras da disciplina e identificamos os principais efeitos da indisciplina no professor. Esta investigação tem como objectivo analisar a problemática da indisciplina escolar sob a perspectiva dos professores do 1º ciclo de uma população em estudo, tentando compreender e analisar a influência dos mesmos no desencadear de tão grave problema. A partir dos resultados obtidos e em consonância com o suporte bibliográfico, entendemos que a elaboração deste trabalho nos induziu a redimensionar, a repensar, a entender e actuar melhor perante casos de indisciplina. |
Description: | Nenhum |
URI: | http://hdl.handle.net/11328/74 |
Appears in Collections: | INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TME 363.pdf | 711.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.