Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/6
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouto, Sónia Sofia Silva Ferreirapt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T17:59:23Z-
dc.date.available2013-08-14T17:59:23Z-
dc.date.issued2007pt_PT
dc.identifier.citationSouto, S. S. S. F. (2007). O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.pt_PT
dc.identifier.issnCota: TME 413pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/6-
dc.description.abstractPretendeu-se com este estudo salientar a importância da leitura e intervir na promoção e no desenvolvimento desta competência essencial e imprescindível a todos os cidadãos. Analisámos a leitura quanto aos seus modelos de compreensão, bem como a sua finalidade. Abordámos as várias teorias de aprendizagem relacionando-as com a aprendizagem da leitura, expondo algumas estratégias para esse fim. Destacou-se a importância da escola que, de acordo com os princípios que orientam a acção educativa e o papel fundamental dos professores, contribuem para a aprendizagem, desenvolvimento e promoção da leitura, competência fundamental para o sucesso do aluno. Tendo em vista esse sucesso, procurou-se definir algumas das mais importantes estratégias de promoção do desenvolvimento da leitura em contexto de sala de aula. Desta forma, planificou-se e implementou-se uma actividade de leitura: o Clube da Leitura Silenciosa, visando o desenvolvimento da leitura extensiva, em sessões de leitura silenciosa de obras infantis de qualidade e interesse para os leitores. Este projecto de investigação – acção foi implementado numa turma de 3º ano, turma experimental, tendo-se comparado os dados obtidos pelos vários instrumentos, com os dados de uma turma de controlo, não sujeita ao projecto. Desta forma, e sendo uma investigação – acção com um desenho quasi – experimental, recorreu-se à utilização de instrumentos de investigação qualitativa e quantitativa, sendo utilizados: questionários, composições e a técnica de leitura - o cloze. Acreditamos que este estudo possa, de alguma forma, favorecer a reflexão sobre esta temática, contribuindo para possíveis alterações nas práticas educativas com a finalidade de promoção da leitura, nomeadamente, a leitura extensiva, a nível do 1ºciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Professora Doutora Maria José Cardoso Monteiro de Sá-Correia.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da leiturapt_PT
dc.subjectInvestigação/acçãopt_PT
dc.subjectLeitura extensivapt_PT
dc.subjectTME-
dc.titleO impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento.pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tme 413.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.