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Title: Estratégias na aprendizagem da programação: como o LMS se pode tornar útil.
Authors: Sobral, Sónia Rolland
Pimenta, Pedro C.
Keywords: Estratégias de aprendizagem
Bolonha
MOODLE
Introdução à programação e Algoritmia
B-learning
Ensino superior
Issue Date: 2008
Citation: Sobral, S.R., & Pimenta, P.C. (2008). Estratégias na aprendizagem da programação: como o LMS se pode tornar útil, In Atas da Conferência Ibero-Americana WWW/Internet 2008, Lisboa.
Abstract: O insucesso do ensino introdutório de programação nos anos iniciais de 1º ciclo da área de Informática causa muitas vezes abandono escolar e desmotivação nos estudantes. O b-learning num ambiente construtivista apresenta-se como uma possibilidade de solução para este grave problema. A investigação apresentada usou a plataforma MOODLE e decorreu em dois anos lectivos sucessivos. Teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao 1º ano das três Lic.s em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No 1º ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No 2º ano, que se realizou no paradigma de Bolonha, permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles. A grande questão é “Será que o b-learning ajuda a melhorar as taxas de aprovação numa u.c. de Algoritmia (Alg.)?”. Outros factores foram também estudados, tais como verificar se existem características nos alunos que influenciam o sucesso na u.c. de Alg. quando complementada com uma ferramenta como o MOODLE. Estudar se há uma relação directa entre a presença dos alunos na e-u.c. (a quantidade de acessos, posts inseridos e posts certos) e o seu resultado final. E também se há uma relação directa entre a presença dos alunos nas aulas e o seu resultado final. Desenvolveram-se múltiplas estratégias para complemento das aulas presenciais, tendo-se retirado várias lições para alunos, docentes e instituições. Concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos, sobretudo se sabendo que a presença na e-u.c. ou qualquer actividade no MOODLE não era considerada na fórmula de avaliação final da unidade curricular.
URI: http://hdl.handle.net/11328/659
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