Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/658
Title: O MOODLE como ferramenta de apoio a Algoritmia.
Authors: Sobral, Sónia Rolland
Pimenta, Pedro C.
Keywords: B-learning
Ensino de programação
Estratégias de e-aprendizagem
Issue Date: 2008
Citation: Sobral, S.R., & Pimenta, P.C. (2008). O MOODLE como ferramenta de apoio a Algoritmia, In CAPSI'08: atas da Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Setúbal.
Abstract: O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das Licenciaturas da área da Informática tem uma elevada taxa de reprovações. É um insucesso muitas vezes causador de abandono escolar ou de desmotivação. Porém, pelo seu aspecto propedêutico é uma matéria curricular chave determinante na formação dos alunos e onde o seu desempenho influirá decisivamente no êxito do resto dos estudos da Licenciatura. O b-learning num ambiente construtivista “à Bolonha” aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. A questão fundamental que se põe, particularmente com Bolonha é: esta possibilidade de solução resulta? Diminui o insucesso? Para responder a esta questão ealizou-se esta investigação que usou a plataforma MOODLE, decorreu em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao primeiro ano das Licenciaturas em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No primeiro ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles, e já se realizou no paradigma de Bolonha com a consequente mudança traduzida na nova aproximação ao ensino centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências. Retiraram-se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em elação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos.
URI: http://hdl.handle.net/11328/658
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Nacionais / Papers in National Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnviarCapsi08.pdf814.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.