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Title: Manuel de Sá: um diásporo quinhentista português ao serviço da educação e da interculturalidade.
Authors: Matias, José Coelho
Keywords: Antropagogia
Manuel de Sá
Métodos
Diáspora
Educação
Multi/Interculturalidade
Interdisciplinaridade
Anthropagogy
Emanuel Sá
Methods
Education
Multi/Interculturaliity
Interdisciplinarity
Issue Date: 2009
Citation: Matias, J.C. (2009). Manuel de Sá: um diásporo quinhentista português ao serviço da educação e da interculturalidade. (Tese de doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal.
Abstract: Este trabalho sobre Manuel de Sá é constituído por três partes: vida, obra e influência nos campos religioso, político, social e educacional, durante os séculos XVI-XIX. A sua vida, que é contextualizada pelas origens e desenvolvimento da sua terra natal, desenvolveu-se em Coimbra onde fez o seu Bacharelato em Artes, em Valência, onde fez o Noviciado; em Gandia, onde alcançou o grau de Mestre em Artes e leccionou Filosofia; em Alcalá de Henares, onde presidiu à Residência Jesuítica e em Roma, onde se doutorou em teologia e foi ordenado Sacerdote, desempenhando, de seguida, os cargos de Prefeito dos Estudos, Professor de Teologia, de Escritura e de Moral. Dedicou-se igualmente à pregação, confissões e revisão dos textos da Vulgata e dos Setenta, vindo a culminar com a elaboração de três obras valiosas nos campos da Moral e Exegese Bíblica: Aphorismi Confessariorum, Scholia in Quatuor Evangelia e Notationes in Totam Scripturam, Sacram. Sujeitas a estudo pessoal, estas obras permitem-nos fazer ressaltar: nos Aforismo a noção de métodos aforísticos e autores que os usaram; várias edições e traduções na Europa e fora e sucessivos cortes impostos pelas censuras religiosa e civil para serem reeditados; nos Scholia, tanto a sua noção, exemplos idênticos e principais métodos exegéticos rabínicos e cristãos precedentes, como a novidade introduzida por Manuel de Sá neste campo; nas Notationes a novidade destas constituírem um Comentário seguido a todos os Livros Bíblicos, de apresentarem uma análise crítica em busca do sentido literal e três índices utilíssimos a estudiosos e pregadores. Deste estudo inferimos consequências a propósito: do Probabilismo, pelo qual abriu uma porta à liberdade de consciência; do Pioneirismo nos métodos histórico-críticos e no processo da Interculturalidade e da interdisciplinaridade; da Luta contra injustiças e tirania quer da Igreja, quer dos Estados e, finalmente, dos Métodos de ensino que nos deixou e que podem melhorar os da actualidade. The present paper on Manuel de Sá unfolds in a triple feature, displaying his life, his work and its influence in the grounds of religion, politics, society and education during the XVI-XIX centuries. His life, sculpted in the frame of his homeland, its origins and development, unfurls from Coimbra where he graduated in Art, to Valencia for his novitiate, to Gandia where he became Master of Arts and taught Philosophy, to Alcalá de Henares where he presided the Jesuit Residence; in Rome he doctored in theology, ordained as a priest and fulfilled the role of Praefectus Studiorum, Professor of Theology, the Gospel and Moral. He also accomplished as a preacher and confessor, both in Rome and in the Milanese region, revised the texts of the Vulgate and the Seventy, this having culminated in the writing of three valuable pieces on the grounds of Moral and Biblical Exegesis: Aphorismi Confessariorum, Scholia in Quatuor Evangelia and Notationes in Totam Scripturam, Sacram. By accurately studying these texts it is possible to highlight, in the Aphorismi, such concepts involved in aphorism methods and the authors who used them, its various editions and translations inside and outside Europe as well as the religious and civil censorship multiple bans imposed to reedit; in the Scholia, the concepts, the samples that are alike and main exegesis methods as per used by prior Rabbis and Christian priests as well as the new approaches by Manuel de Sá himself ; in the Notationes, the innovative feature of a comment coming after all Biblical Books, thus playing the role of a critical analysis out of their literal meaning and, also, three useful indexes to be used by preachers and academics. The present paper allows us to infer conclusions about Probabilism, which opens a door to consciousness, about the pioneerism in the methods for Biblical Criticism sand in the intercultural and interdisciplinary process, fighting against injustice and tyranny pouring both from the Church and the states and about his teaching methods, such that can improve ours.
URI: http://hdl.handle.net/11328/586
Appears in Collections:INPP - Teses de Doutoramento / PhD Thesis

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