Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/578
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dc.contributor.authorGarcia, Pedro Carlos Bobone Ressanopt_PT
dc.date.accessioned2011-03-25T12:31:56Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-16T13:07:37Z-
dc.date.available2011-03-25T12:31:56Zpt_PT
dc.date.available2013-08-16T13:07:37Z-
dc.date.issued2007pt_PT
dc.identifier.citationGarcia, P.C.B.R (2007). Vida e Morte do Porto de Lisboa.(Tese de doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal.pt_PT
dc.identifier.otherCota: TDH 36pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/578-
dc.description.abstractAs relações entre o porto industrial e a cidade histórica adjacente são o objecto de estudo deste trabalho. A criação e transformação do porto industrial baseada em desenho urbano, planeamento urbanístico e projectos de arquitectura dividiu o Porto e a Cidade, hoje permanecem separados pela barreira criada pelos meios de transporte modernos. O trabalho centra-se sobre as oportunidades que o repensar desta relação pode oferecer no restabelecimento da ligação da cidade ao rio. A pesquisa inclui material de arquivo histórico e geográfico, um estudo sobre o debate actual em Lisboa e dois casos de estudo comparados para delinear possíveis alternativas, em conjunto com outros exemplos de menor dimensão. Um dos objectivos é apresentar uma metodologia para abordar a situação existente entre cidade e porto. Os exemplos escolhidos estabelecem um paralelo com o objecto de estudo incluindo algumas propostas conceptuais de desenho urbano e arquitectura esboçadas para lugares específicos da frente portuária, para ilustrar o potencial das ideias exploradas. O trabalho investiga a importância que o espaço público tem na regeneração urbana e explora os tipos de colaboração necessária ao nível conceptual e institucional que conduzam ao sucesso da transformação num processo a longo prazo que envolve um número alargado de participantes. The relations between the Industrial Port of Lisbon and the city center of Lisbon are the object of study of this work. The creation and transformation of the Port of Lisbon based on urban design, urban planning and architecture projects have divided Port and City that remain separated by a barrier built for the modern means of transportation. The work will focus on the opportunities that rethinking this relationship may offer for relating the city back to the river. The research involves historic and geographic archival material, a study on current debates in Lisbon and two comparative case studies to raise alternative possibilities, together with a range of other smaller examples. One of our purposes is to introduce a methodology to approach the existing situation between city and port. The examples we chose form a parallel to the object of study, include several conceptual proposals of urban design and architecture are outlined for specific sites of the Lisbon’s port area to illustrate the potential of ideas explored. The work investigates the importance of public space for urban regeneration and explores the collaboration necessary to conceptually and institutionally lead to a successful transformation in a slow long-term process involving a vast range of participants.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof.º Doutor José Deodoro Troufa Real.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEspaço públicopt_PT
dc.subjectActividade portuáriapt_PT
dc.subjectRelação cidade-portopt_PT
dc.subjectMorfologiapt_PT
dc.titleVida e Morte do Porto de Lisboa.pt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
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