Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/528
Title: Relação dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico com a estatística: avaliação com base no estudo Pisa 2003.
Authors: Cardoso, Maria Marcela Moral Westerman
Keywords: Educação
Ensino básico
TMMAT
Matemática
Estatística
Issue Date: 2007
Citation: Cardoso, M.M.M.W. (2007). Relação dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico com a estatística: avaliação com base no estudo Pisa 2003. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
Abstract: Com este trabalho pretendemos aprofundar o conhecimento sobre a Estatística do 3.º ciclo do Ensino Básico: - Fizemos pesquisa bibliográfica sobre a base etimológica da palavra Estatística e sobre a sua evolução ao longo da história; - Contextualizamos o ensino da Matemática em Portugal nos últimos 50 anos; - Debruçamo-nos sobre o estudo PISA em termos de organização, objectivos, participantes, instrumentos de recolha de informação, avaliação de competências matemáticsa e resultados obtidos pelos alunos portugueses; - Elaboramos um questionário com base nos problemas de Estatística que integram o PISA 2003 aos quais acrescentamos outras questões, quer directas, quer indirectas; - Passamos o referido questionário a 319 alunos do 3.º ciclo de uma escola do Ensino Básico de zona urbana; - Fizemos uma análise individualizada e comparativa das respostas dadas pelos alunos, cruzamos e discutimos os resultados obtidos de acordo com o estipulado para o PISA 2003. Ficamos a saber que a Estatística é uma área à qual os alunos reagem favoravelmente. Além disso têm algumas noções básicas desta área da Matemática, relacionando médias, gráficos, percentagens com o conceito de Estatística. Foram capazes de responder às perguntas mais simples do PISA 2003, mas tiveram um desempenho mais fraco nas perguntas que exigiam competências mais complexas. Na sequência da reflexão sobre estes resultados pensamos que será necessário introduzir algumas alterações no ensino da Matemática no nosso país para melhorar o desempenho dos alunos.
Description: Dissertação de Mestrado em Matemática/Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/528
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMMAT 85.pdf3.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.