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Title: Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade.
Authors: Cunha, Ana Catarina Mendes Faria da
Keywords: Educação
Ensino
Matemática
Explicações
TMMAT
Issue Date: 2012
Citation: Cunha, A.C.M.F. (2012). Explicações: um serviço complementar ao ensino formal: estudo de caso no 9.º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Matemática/Educação.
Abstract: Nos últimos anos, a sociedade tem recorrido a estratégias diversificadas de ensino paralelo com a abertura de sucessivas empresas destinadas a este recurso: explicações. A procura despoleta o negócio, a existência e a exigência de mão-de-obra qualificada. Os serviços invadem o mercado a um ritmo de crescimento exponencial, tornando-se uma realidade crescente atestada pela quantidade e diversidade de anúncios cujo suporte em papel e digital invadem locais de conveniência, identificando os espaços pri- vilegiados de acesso, que vão desde a casa do explicador/explicando a espaços interactivos disponíveis na web. Neste trabalho, apresenta-se uma breve análise da educação e ensino, em particular, da Matemática em Portugal e com incidência nos resultados nacionais e internacionais de alunos portugueses. Descreve-se o fenómeno das explicações em diferentes países, apresenta-se conceitos e características: agentes, intervenientes e particularidades. Com o objectivo de caracterizar o fenómeno das explicações, realizou-se um estudo de caso através dum inquérito por questionário a alunos do 9º ano de uma cidade da região centro de Portugal, que possibilitou a comparação de tendências apresentadas sobre o fenómeno, em contexto nacional e internacional. Da sua análise concluiu-se que as explicações estão presentes no percurso escolar dos alunos e definem um serviço complementar que contribui para a melhoria dos resultados escolares e preparação para testes e exames nacionais. Uma actividade considerada importante para a maioria dos alunos ao longo do percurso escolar. Over the past few years, society has made use of diverse strategies of parallel teaching with the successive opening of enterprises aimed at this resource: private tuition. The demand triggers the business, its existence and the requirement of skilled labor. The services invade the market at an exponential growth rate, becoming a growing reality attested by the quantity and diversity of ads whose printed and digital formats invade convenience locations, identifying privileged access places, which range from the home of the tutor/tutee to interactive spaces available on the web. This paper presents a brief analysis of education and teaching, particularly of Mathematics in Portugal, and with a focus on national and international results of Por- tuguese students. It describes the phenomenon of private tuition in different countries, presenting its concepts and characteristics: agents, intervenients and particularities. With the purpose of characterizing the phenomenon of private tuition, a case study through a questionnaire survey to students in 9th grade of a town in the central region of Portugal was held, which allowed the comparison of trends presented regarding the phenomenon in the national and international contexts. From its analysis it was con- cluded that private tuition is present in students’ school careers and set a complemen- tary service that contributes to improving educational outcomes and to the preparation for tests and national exams. An activity is considered important to most students throughout their school career.
URI: http://hdl.handle.net/11328/521
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