Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/517
Title: A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias.
Authors: Ianhes, Carlos Manuel Matoso Lourençe
Keywords: Matemática
Aprendizagem cooperativa
Insucesso escolar
TMMAT
Issue Date: 2007
Citation: Ianhes, C.M.M.L. (2007). A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias. Dissertação de Mestrado em Matemática/Educação.
Abstract: O insucesso escolar, nomeadamente na disciplina de Matemática, é um dos problemas que afecta o nosso sistema de ensino e que condiciona fortemente as opções vocacionais que os alunos podem fazer. A Matemática é vista na escola como uma disciplina “fatigante e difícil”, levando a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades, e não aprendendo, gerando um grande desinteresse pela matéria, ainda, em grande parte responsável por dificuldades futuras ou mesmo pelo pavor da matéria. Tendo a minha prática profissional como base, optei por realizar uma investigação que fosse fruto dessa mesma prática, pois todos os anos anseio por melhorar o meu desempenho, sempre que possível com inovações, e que fosse, posteriormente re-utilizada por professores de Matemática, ou mesmo de outra áreas, na sua prática docente. O duplo objectivo de tornar a Matemática interessante e agradável para os alunos e, em simultâneo, possibilitar uma aprendizagem realmente efectiva, foi o ponto de partida para a elaboração desta tese de investigação. Todo o trabalho foi efectuado em contexto escolar real, tendo como grupo de partida duas turmas do 8ºano de escolaridade de uma Escola de ensino particular em Lisboa. Todos os estudos foram realizados dentro da sala de aula. As metodologias utilizadas foram as da aprendizagem cooperativa, através da utilização de um Jogo, que eu denominei Matemática Divertida, e através do trabalho em díade, que denominei tutorias. Difundir e desmistificar o uso de actividades lúdicas, com fundamentações pedagógicas adequadas, favorece uma aprendizagem efectiva, representando estratégias – altamente proveitosas – para que o aluno tenha acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento das suas capacidades. As metodologias de ensino cooperativo, através da utilização de jogos e não só, são importantes para o desenvolvimento do ser humano e precisam de ser vistas com mais seriedade. As metodologias da aprendizagem cooperativa podem e devem ser vistas como parte integrante das aulas de Matemática no 3º ciclo do ensino básico, de forma a conduzir os alunos a conhecer, interagir, mergulhar, vivenciar e desenvolver a aprendizagem matemática. Afinal, aprender deve ser uma grande diversão! Como objectivo final pretendo criar um corpus experimental susceptível de fundamentar práticas pedagógicas inovadoras, que contribuam para a facilitação do sucesso escolar e para um pleno desenvolvimento dos alunos. Em termos gerais, o trabalho cooperativo revelou-se facilitador de um bom desempenho por parte dos alunos. No entanto, os resultados obtidos abrem novas perspectivas de investigação e permitem conceber práticas docentes inovadoras, que facilitem a apropriação de saberes e a aquisição de competências matemáticas, por parte dos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/11328/517
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMMAT 96.pdf47.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.