Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/472
Title: Geração móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar".
Authors: Moura, Adelina
Keywords: Mobile learning
Geração móvel
Geração polegar
Polegar
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade do Minho. Centro de Competência
Citation: Moura, A. (2009). Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar. In P. Dias, A. J. Osório (org.) Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2009 / Desafios 2009 (pp. 50-78) . Braga: Universidade do Minho.
Abstract: As gerações mais novas sentem uma grande atração pelas tecnologias móveis. Usam-nas diariamente, com grande destreza, para comunicar e criar redes sociais. Com o aparecimento dos telemóveis 3G, estes dispositivos tornaram-se autênticos mini-computadores, com possibilidade de comunicação multimédia e wireless de qualidade. A elevada taxa de expansão destes dispositivos obriga a uma reflexão e investigação à volta da sua potencial exploração em contexto educativo. Foi neste contexto que surgiu o projeto Geração Móvel. Pretendemos analisar as implicações das tecnologias móveis (telemóvel e ultraportátil) no processo de ensino e aprendizagem,em especial na aprendizagem individual e colaborativa. Para alcançar os objetivos propostos criamos um Ambiente de Aprendizagem Suportado por Tecnologias Móveis (AASTM) organizado em torno do plano curricular da disciplina de Português do 11.º ano e atividades orientadas para a aprendizagem autónoma. Trata-se de um ambiente de aprendizagem construído para ser acedido através de dispositivos móveis de pequeno e grande ecrâ. The younger generations feel a great attraction for mobile technologies. They use them every day, with great agility, to communicate and create social networks. With the introduction of 3G mobiles phones, these devices become real mini-computers with possibility of multimedia communication and high quality wireless connection. The large rate of expansion of these devices opens a discussion and research about their potencial of exploitation in educational context. It was in these circumstances that "Geração Móvel" (Mobile Generation) project appeared. W intend to examine the implications of mobile and collaborative learning. T archive the project' objectives we created a learning environment supported by mobele technologies. This environment was planned based in the Portuguese Literature crriculum program and the activities were created to develop autonomous learning. It is a learning environment built for be accessed through mobile devices with small and big sreen.
URI: http://hdl.handle.net/11328/472
ISBN: 978-972-98456-6-6
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Nacionais / Papers in National Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geração Móvel(2009).pdf385.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.