Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/471
Title: Português on-line: um contributo para a inovação.
Authors: Moura, Adelina
Keywords: Literacia informacional
Utilização das TIC
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade do Minho
Citation: Moura, A. (2005). Português on-line: um contributo para a inovação. In Actas do 4º Congresso Galaico-Português (pp. 3142-3158). Universidade do Minho: Braga.
Abstract: Esta comunicação descreve o projecto “Português On-line”, uma experiência inovadora de ensino/aprendizagem através da utilização das TIC na sala de aula. O trabalho desenvolvido com os alunos da Escola Profissional de Braga, centra-se na criação de um site que serve de apoio ao desenrolar do programa curricular da disciplina de Português. Pretende-se rentabilizar a Web nas aulas e desenvolver nos alunos competências no âmbito da disciplina de Português e de literacia informacional. No sentido de ajudar os alunos a seleccionar a informação, a analisá-la criticamente, a organizá-la e por fim, a transformá-la em conhecimento, utilizámos modalidades de ensino/aprendizagem do tipo WebQuest, Caça ao Tesouro e Excursão Virtual. No sentido de tornar as aulas dinâmicas e interactivas, usamos ferramentas de comunicação que estão disponíveis na Web e realizamos actividades com o programa Hot Potatoes. O Blogue, o Fórum e o Chat foram utilizadas para colocar os alunos em situação de comunicação real ou para troca de opiniões e ideias, para publicação dos próprios textos, para reflexão e desenvolvimento do espírito crítico. Constatamos que este projecto favorece o desenvolvimento, nos alunos, de importantes competências, bem como de atitudes mais positivas em relação à disciplina de Português e à aprendizagem em geral e, acima de tudo, proporciona uma visão mais completa do processo educativo.
URI: http://hdl.handle.net/11328/471
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Nacionais / Papers in National Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Português on-line.2005.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.