Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/468
Title: Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino.
Authors: Carvalho, Ana Amélia Amorim
Moura, Adelina
Pereira, Luís
Cruz, Sónia
Keywords: Blogue
Fórum
Internet
Web
Tecnologias da informção
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade do Minho
Citation: Carvalho, A. A., Moura, A., Pereira, L., & Cruz, S. (2006). Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. In VII Colóquio sobre Questões Curriculares, III Colóquio Luso-Brasileiro (pp. 635-652). Braga: CIED, Universidade do Minho.
Abstract: O blogue refere-se a um diário na Web com apontadores para outros sites, estando a informação organizada da mais recente para a mais antiga. A facilidade de edição online e a vontade de cada um ter um espaço fácil de criar e de gerir contribuiu para o seu rápido e enorme sucesso. Actualmente, já se pode falar em blogosfera, uma comunidade de milhões de blogues, que tem proliferado na Web, e em blogomania, que evidencia o número excessivo de blogues que são criados diariamente. Há diferentes tipos de blogues com diferentes finalidades, de um ou de vários autores. A diversidade é grande, mas o blogue temático é aquele que se tem vindo a impor. A presente comunicação caracteriza o blogue e a evolução a que se tem assistido, centrando-se nas potencialidades pedagógicas que lhes podem estar associadas. Nesse sentido, descreve-se a utilização de blogues em diferentes níveis de ensino, nomeadamente: pós-graduação, graduação, ensino secundário e profissional, terceiro e segundo ciclos do ensino básico, explicitando-se os objectivos e o modo como o trabalho se desenvolve, bem como as reacções dos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/11328/468
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Nacionais / Papers in National Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Blogue.2006.pdf645.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.