Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/462
Title: Aprendizagem mediada por tecnologias móveis: novos desafios para as práticas educativas.
Authors: Moura, Adelina
Carvalho, Ana Amélia Amorim
Keywords: Mobile learning
Mediação
Telemóvel
Conteúdos curriculares
Mediation
Mobile phone
Curricular contents
Issue Date: 2011
Publisher: Centro de Competência da Universidade do Minho
Citation: Moura, A. & Carvalho, A. (2011). Aprendizagem mediada por tecnologias móveis: novos desafios para as práticas educativas. In Paulo D., & António O. (Eds.), Actas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação: Challenges 2011, Braga, Universidade do Minho, 233-246.
Abstract: O estudo de investigação que apresentamos foi realizado, no ano lectivo 2008/2009, em contextos de aprendizagem suportados por tecnologias móveis possuídas pelos alunos, em particular o telemóvel. Trata-se de um estudo exploratório de cariz qualitativo com opção metodológica pelo estudo de casos múltiplos (quatro), mas com apenas uma unidade de análise. Participaram sessenta e oito alunos do ensino secundário geral e profissional, diurno e nocturno, de duas escolas urbanas, uma pública e outra semi-privada. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito e a observação. Os dados recolhidos revelaram grande satisfação dos alunos pelas tarefas realizadas, por tornarem o processo de ensino e aprendizagem mais atractivo e o reconhecimento do potencial educacional do telemóvel para apoio às práticas de estudo. Este estudo pretende ser um contributo para a integração de dispositivos móveis na educação e alertar para as novas oportunidades de aprendizagem do mobile learning. This research study was conducted in the academic year 2008/2009, in education learning contexts supported by mobile technologies owned by students, particularly the mobile phone. An exploratory study was conducted with a multiple cases (four), but with only one unit of analysis. Sixty-eight secondary students attending both day and night regular and vocational courses in two urban schools, being one a state school and the other semi-private, participated in this study. The techniques used for data collection were inquiry and observation. The data revealed students have greater satisfaction when they are accomplishing the tasks because the process of teaching and learning becomes more appealing, and there is the recognition of the educational potential of mobile devices to support student’s studying practices. This study is a contribution for the integration of mobile devices, such as the mobile phone, in education and an alert for the new learning opportunities offered by mobile learning.
URI: http://hdl.handle.net/11328/462
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Internacionais / Papers in International Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS MÓVEIS.2011.pdf290.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.