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Title: Crescer juntos na parentalidade positiva: competências profissionais para a educação parental
Authors: Carvalho, Olívia da Conceição
Keywords: Parentalidade
Parentalidade Positiva
Educação Parental
Formação de Educadores Parentais
Issue Date: Jul-2020
Publisher: Atena Editora
Citation: Carvalho, O. C. (2020). Crescer juntos na parentalidade positiva: competências profissionais para a Educação parental. In S. A. S Monteiro, Educação de jovens e adultos: ações de consolidação da agenda (Cap. 13, pp. 122-136). Ponta Grossa, PR: Atena. Doi 10.22533/at.ed.81720140713. Disponível no Repositório UPT em http://hdl.handle.net/11328/3134
Abstract: Os apoios disponibilizados aos pais para o exercício da parentalidade, incluindo Educação Parental (EP) e intervenção psicossocial podem, em situação de vulnerabilidade, ser essenciais. O papel que os Profissionais de Educação Parental (PEP) desempenham, neste processo, tem-se revelado determinante para o sucesso dos programas e ações neste domínio. O objetivo deste artigo é evidenciar a importância da formação dos (PEP) e conhecer a relação existente entre a sua formação e a qualidade das suas práticas no desenvolvimento de competências parentais e na promoção da Parentalidade Positiva. Para isso, inquirimos sobre as suas práticas e a sua formação em diferentes níveis (de base, pós-graduada e especializada), sujeitos que integraram uma amostra de PEP, que de entre as suas funções, tinham a do trabalho com famílias no desenvolvimento de competências parentais. A eficácia da intervenção psicossocial na parentalidade exige, dos PEP, competências cruciais para a prática, descritas no questionário “Competências para o trabalho com os pais”. Aplicamos, por isso, este instrumento, para além de um questionário sociodemográfico, para caraterizar os PEP. Os resultados obtidos revelaram que existem diferenças estatisticamente significativas entre os PEP com e sem formação pós-graduada e especializada, o que leva a concluir que existe a necessidade de promover, organizar e oferecer formação dirigida aos PEP, tendo como objetivo principal a promoção da Parentalidade Positiva.
Support provided to parents for the exercise of parenting, including parental education (PE) and psychosocial intervention may be essential. The role of Parental Education Professionals (PEPs) plays a key role in the success of programs and actions in this area. The objective of this article is to demonstrate the knowledge and importance of the formation of the PEP, the relationship between a formation and the quality of its lines in the development of parental competences and the promotion of Positive Parenting. To do this, we asked professionals from among their functions, had a work with families in the development of parental skills. An efficacy of psychosocial intervention in parenting requires, from the PEP, crucial skills for the practice, described in the questionnaire "Skills for working with parents". We apply, therefore, this instrument, in addition to a sociodemographic questionnaire, to characterize the PEPs. The results showed that there are statistically significant differences between PEPs with and without postgraduate and specialized training, which leads to the conclusion that there is a need to promote, organize and offer training to PEP, with the main objective being the promotion of Parenting Positive.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3134
ISBN: 978-65-5706-181-7
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