Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/304
Title: O Papel do Professor no Ensino/Aprendizagem do Código Escrito
Authors: Lopes, Maria Celeste da Silva Leal de Sousa
Keywords: Papel do professor
Ensino
Aprendizagem
Leitura
Processos cognitivos
Issue Date: 2007
Publisher: Gailivro
Citation: Lopes, M. C. S. (2007). O Papel do Professor no Ensino/Aprendizagem do Código Escrito. In Pequito, P. & Pinheiro, A. (org), Quem aprende Mais? Reflexões sobre a educação de infância.Porto: Gailivro.
Abstract: Sabe-se, hoje, que o acto de ler é um processo complexo pois nele interagem uma série de processos cognitivos, mas também se sabe, que a actividade leitura é acima de tudo um processo interactivo pois nele interagem varáveis, que vão desde o aluno, passando pelo texto e o contexto. Nesta última, toma principal relevância o papel do professor e as metodologias que utiliza. Numa perspectiva construtivista, o professor desempenha um papel importante nesta matéria pois terá como função principal a criação de condições de desenvolvimento próximo, tal como preconiza Vygotsky. Ou seja deve conhecer o ponto de partida, ou zona de desenvolvimento real e oferecer as condições apropriadas para que se chegue à zona de um ótimo desenvolvimento. Neste contexto, esta comunicação pretende realçar o papel e a importância do professor na criação de condições que favoreçam a aprendizagem, apontando alguns aspectos específicos considerados pela investigação disponível, como fundamentais em todo esse processo.
Description: Comunicação realizada no 2.º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, de 15 a 17 de Novembro de 2007.
URI: http://hdl.handle.net/11328/304
ISBN: 978-989-557-489-6
Appears in Collections:INPP - Livros e capítulos de livros / Books and book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
quem aprende mais (RESUMO).pdf403.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.