Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/3016
Title: Influência do trabalho docente no sucesso escolar dos alunos: narrativas de profissionais docentes do Liceu BG 7000 do município Bocoio/Angola
Authors: Sousa, João Carlos Machado de, orientador científico
José, Abel
Keywords: Trabalho Docente
Sucesso Escolar
Aluno
Issue Date: 6-Feb-2020
Citation: José, A. (2019). Influência do trabalho docente no sucesso escolar dos alunos: Narrativas de profissionais docentes do Liceu BG 7000 do município Bocoio/Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3016
Abstract: A presente investigação, desenvolvida no âmbito do mestrado em Ciências da Educação desenvolvido pela Universidade Portucalense, em Administração e Gestão da Educação, pretende abordar a questão da influência do trabalho docente no sucesso escolar dos alunos baseando-se em narrativas de professores do Liceu BG 7000 do Bocoio/Angola acerca da sua prática pedagógica avaliando se é ou não uma prática reflexiva. Este trabalho investigativo, adotou uma metodologia qualitativa e quantitativa que busca a construção do conhecimento respeitando a subjetividade dos sujeitos envolvidos (Correia, 1998), recorrendo assim a narrativas de três professores do Liceu BG 7000 do Bocoio/Angola. Foram aplicados 77 questionários a professores, não para uma abordagem quantitativa, mas no intuito de ouvir a opinião de alguns professores acerca dos factores do sucesso escolar dos alunos. Nesta investigação procurou perceber-se a forma como os professores verificar-se a articulação entre a sua prática pedagógica, a sua reflexão ou não sobre a mesma e se esses aspetos terão influência no processo pedagógico e no sucesso escolar dos seus alunos. Para tal, achamos pertinente que o referencial teórico tivesse abordagens sobre o trabalho docente e o sucesso escolar, os factores do sucesso escolar, o profissional docente reflexivo, acerca do sucesso escolar. Os dois últimos capítulos foram reservados para a pesquisa empírica, onde explicamos o processo metodológico percorrido ao longo da investigação e por fim há apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos, e constatamos a ausência de uma prática reflexiva, onde encontramos apenas uma reflexão ocasional (Perrenoud, 2002). De acordo com Lopes & Silva (2010), os questionários nos dizem que a intervenção do professor é muito importante neste processo de ensino aprendizagem para o alcance do sucesso escolar dos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/11328/3016
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
exemplar_1624.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.