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Title: Cooperativas de aprendizagem nas escolas rurais: Empreender na prática dos direitos humanos
Other Titles: Cooperativas de aprendizage en las escuelas rurales: Emprender en la practica de los derechos humanos
Authors: Martins, Racquel Valério
Quinteiro, María Esther Martínez
Campina, Ana
Keywords: Educação e trabalho
Cooperativismo
Meio rural
EDH em Brasil
EDH em Portugal
Educación y trabajo
Cooperativismo
Entorno rural
EDH en Brasil
EDH en Portugal
Issue Date: May-2019
Citation: Martins, R. V., Quinteiro, M. E. M., & Campina, A. (2019). Cooperativas de aprendizagem nas escolas rurais: Empreender na prática dos direitos humanos. Revista Eletrônica Arma da Crítica, 11, 6-27. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2982
Abstract: Tratamos nesse artigo de realidades distintas, mas com muitas similitudes quando a temática é Educação em Direitos Humanos (EDH) e para a Cidadania Democrática. Em ambos países, Brasil e Portugal, evidencia-se a morosidade para a implantação de políticas educativas, embora nas medidas teórico-práticas ou medidas de carácter curricular, para sua efetivação, nas últimas décadas Portugal têm assumido uma posição dianteira. Utilizamos o método histórico crítico e através de uma pesquisa bibliográfica e da legislação pertinente, fazemos uma descrição da situação nos dois países, evidenciando os últimos 30 anos no Brasil, período que culmina em um retrocesso sofrido no primeiro quadrimestre deste ano de 2019. Ademais, realizamos uma etnografia na Escola da Ponte, com o intuito de levantar as semelhanças com a Cooperativa de Enseñanza Laica (CEL), fazendo um paralelo dos princípios (autonomia, interculturalidade e gestão democrática) que norteiam ambos modelos, analisando, portanto, como o instrumento do cooperativismo poderia transformar a realidade das escolas ubicadas no meio rural.
Este artículo aborda diferentes realidades, pero con muchas similitudes cuando el tema es Educación en Derechos Humanos (EDH) y Ciudadanía Democrática. En ambos países, Brasil y Portugal, la lentitud de implementación de las políticas educativas es evidente, aunque en las medidas teórico-prácticas o medidas curriculares para su implementación, en las últimas décadas, Portugal ha asumido una posición de liderazgo. Utilizamos el método histórico crítico y, mediante una búsqueda en la literatura y la legislación pertinente, describimos la situación en ambos países, destacando los últimos 30 años en Brasil, un período que culmina en un revés sufrido en el primer trimestre de este año 2019. Además, Realizamos una etnografía en la Escola da Ponte, con el fin de establecer similitudes con la Cooperativa Enseñanza Laica (CEL), haciendo un paralelo de los principios (autonomía, interculturalidad y gestión democrática) que guían ambos modelos, analizando así como el instrumento. El cooperativismo podría transformar la realidad de las escuelas rurales.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2982
ISSN: 1984-4735
Appears in Collections:IJP - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

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