Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2973
Title: O impacto da orientação para o Mercado na performance internacional das PME’s
Authors: Fernandes, Cristina I. M. A. S.
Ferreira, João J. M.
Lobo, Carla Azevedo
Raposo, Mário
Keywords: Orientação para o mercado
Internacionalização
Performance internacional
Issue Date: 2019
Citation: Fernandes, C., Ferreira, J., Lobo, C., & Raposo, M. (2019). O impacto da orientação para o mercado na performance internacional das PME’s. In CIEM - 9ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo, Universidade Portucalense, Porto, Portugal, 14-15 Nov.2019. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2973
Abstract: Um ponto chave do processo de internacionalização das empresas é a escolha do mercado externo. Após esta escolha os resultados que uma empresa aí obtém podem ajudar a medir a sua performance internacional. Esta investigação visa, assim, medir o impacto no processo de internacionalização, mediante a sua Orientação para o Mercado (OM), assim como medir o seu efeito na performance internacional. Para tal, foram recolhidos dados através da realização de um questionário a 320 PME e mediante a aplicação de regressões lineares, os resultados evidenciam um efeito positivo da OM tanto no processo de internalização como no desempenho internacional. Verificamos também a importância de se estudar a influência das orientações estratégicas sobre os processos de internacionalização, podendo estes serem influenciados pelas particularidades das PME.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2973
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Internacionais / Papers in International Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Final.pdf194.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.