Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2969
Title: Os fatores potenciadores da estratégia de internacionalização e o desempenho internacional das empresas portuguesas
Authors: Durão, Natércia
Santos-Pereira, Carla
Lobo, Carla Azevedo
Keywords: Internacionalização
Fatores potenciadores
Análise multivariada
Dados qualitativos
Issue Date: Nov-2019
Publisher: Sociedade Portuguesa de Estatística
Citation: Durão, N., Pereira, C. S., Lobo, C. A. (2019). Os fatores potenciadores da estratégia de internacionalização e o desempenho internacional das empresas portuguesas. In Programa e livro de resumos do XXIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística, Amarante, Portugal, 6-9 novembro 2019. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2969
Abstract: A remoção progressiva das barreiras ao comércio internacional abriu portas e criou oportunidades tanto para as grandes como para as pequenas empresas, não se restringindo apenas às empresas mais ousadas ou às especialmente vocacionadas para atividades externas. As modalidades de internacionalização também deixaram de ser apenas a tradicional exportação para um cliente distante ou a abertura de uma filial no exterior, para passarem a incorporar as mais variadas formas de internacionalização, desde o comércio intraempresa, investimentos cruzados entre empresas de diversos países e sobretudo variados tipos de acordos de cooperação em que participam empresas de diversas dimensões, empresas financeiras, governos, instituições supranacionais, entre outras. Pode acontecer, inclusive, que a internacionalização por parte de certa empresa se inicie não pela exportação de bens ou serviços, mas logo pela criação de uma unidade produtiva no exterior ou que simplesmente nasça já global, as chamadas born globals. A justificar algumas destas mudanças ocorridas nas últimas décadas estiveram algumas alterações que têm repercussões nas estratégias de internacionalização das empresas: o protagonismo adquirido pelas empresas de pequena e média dimensão que, através de métodos muito diversos, estendem a sua atividade além-fronteiras, mostrando que a atividade externa não é um exclusivo das grandes multinacionais; toda a evolução das tecnologias de informação e comunicação exerceu também um efeito muito positivo nesta nova era da internacionalização.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2969
ISBN: 978-972-8890-44-5
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