Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/294
Title: Dificuldades de aprendizagem escolar na mestria do código escrito: teste de avaliação da compreensão
Authors: Lopes, Maria Celeste da Silva Leal de Sousa
Keywords: Leitura
Código escrito
Aprendizagem
Dificuldades na leitura
Teste de avaliação na compreensão
Compreensão
Issue Date: 2010
Publisher: Instituto Piaget
Citation: Lopes, M. C. L. S. ( ). Dificuldades de aprendizagem escolar na mestria do código escrito: teste de avaliação da compreensão. Lisboa: Instituto Piaget. (Horizontes Pedagógicos).
Abstract: "Actualmente, e de acordo coma alguma evidência empírica, dominar o código é uma aptidão básica para viver, participar e usufruir da realidade que nos rodeia.Aumenta o nosso potencial comunicativo, e simultaneamente, é o grande facilitador das aprendizagens escolares. A incapacidade de ler bem, como está demonstrado, gera, inevitavelmente, uma diminuição de oportunidades de realização pessoal e de sucesso profissional.A autora aborda questões relacionadas com a problemática da leitura, a partir de um trabalho de investigação realizado no Norte do país. O estudo situa-se numa linha que procura relevar a importância do domínio do código escrito, mais concretamente a sua vertente receptiva, como elemento privilegiado de toda a acção e sucesso educativo. Visa contribuir para uma reflexão e incremento da sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades e problemas de aprendizagem neste domínio. Um dos grandes contributos prende-se com a construção e aplicação de um teste para a avaliação e despiste das dificuldades na compreensão leitora.A obra destina-se a todos os que se preocupam pelas questões educativas, nomeadamente professores, educadores e responsáveis."
URI: http://hdl.handle.net/11328/294
ISBN: 979-989-659-009-3
Appears in Collections:INPP - Livros e capítulos de livros / Books and book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
não interessa.dificuldades de aprendizagem escolar....pdf570.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.