Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/291
Title: O ensino/aprendizagem do código escrito: da teoria à praxis educativa
Authors: Lopes, Maria Celeste
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Insucesso
Dificuldades
Código
Leitura
Escrita
Compreensão
Sinalização
Diagnóstico
Intervenção
Issue Date: 2011
Publisher: Instituto Piaget
Citation: Lopes, M. C. S. (2011). O ensino/aprendizagem do código escrito: da teoria à praxis educativa. In Encontro Formação de Professores: Trajectos e Projectos em Didáctica: das teorias à praxis educacional. Porto: Instituto Piaget.
Description: Tal como está amplamente demonstrado, um bom domínio do código escrito é uma aptidão básica para viver, participar e usufruir da realidade que nos rodeia e é o grande facilitador das aprendizagens escolares. Por outro lado, a incapacidade de ler bem gera, inevitavelmente, uma diminuição de oportunidades e de sucesso escolar. Neste sentido, o estudo visou contribuir para uma reflexão e incremento da sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades e problemas de aprendizagem no domínio do estudo. Um dos grandes contributos prende-se com a construção e aplicação de um teste dinâmico que permite a avaliação e despiste das dificuldades na compreensão leitora.
URI: http://hdl.handle.net/11328/291
Appears in Collections:INPP - Comunicações a Congressos Nacionais / Papers in National Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ensino.aprendizagem do código escrito (RESUMO).pdf28.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.