Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2597
Title: A influência das caraterísticas e barreiras da empresa à entrada em mercados externos: uma abordagem estratégica
Authors: Lobo, Carla Azevedo
Fernandes, Cristina I. M. A. S.
Ferreira, João J. M.
Peris-Ortiz, Marta
Keywords: Barreiras
Caraterísticas da empresa
Estratégia
Internacionalização
Mercado externo
PME
Issue Date: 2019
Citation: Lobo, C.A., Fernandes, C., Ferreira, J., Peris-Ortiz, M. (2019). A influência das caraterísticas e barreiras da empresa à entrada em mercados externos: Uma abordagem estratégica. In Proceedings of the XXIX Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Osuna, Espanha. ISBN 9788409084043. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2597
Abstract: Os desafios que se colocam a todas as empresas ao nível da internacionalização deixaram de ser uma estratégia exclusiva das grandes multinacionais. A proliferação de novas fórmulas institucionais de acesso a mercados internacionais, deixa para trás o predomínio da relação empresa mãe/filial, característico dos anos 60, para adotar fórmulas contratuais mais flexíveis e que permitem um melhor aproveitamento das vantagens competitivas, mesmo em contextos de mudança e sobretudo abre as portas às empresas mais pequenas; também para a empresa a internacionalização deixou de ser uma aventura solitária passando, por exemplo, a integrar-se numa rede de acordos interempresa. O objetivo deste estudo é então perceber se as características do mercado externo, bem como as características da própria empresa, em conjunto com as dificuldades sentidas para levar a cabo a internacionalização podem influenciar a abordagem estratégica que a empresa adota no seu processo de internacionalização. Para tal recorremos a administração de um inquérito a 320 PME.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2597
ISBN: 9788409084043
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Internacionais / Papers in International Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A influência das caraterísticas e barreiras da empresa à entrada em mercados externos.pdf248.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.