Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2585
Title: Aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso numa escola pública
Authors: Machado, Eusébio André, orientador científico
Fernandes, Sandra, orientador científico
Unas, Maria Manuela Afonso Ferro
Keywords: Aprendizagem profissional
Trabalho colaborativo
Aprendizagem formal e informal
Avaliação e resultados
Professional learning
Collaborative work
Formaland informal learning
Evaluation and results
Issue Date: 10-Dec-2018
Citation: Unas, M. A. F. (2018). Aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso numa escola pública. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2585
Abstract: O estudo insere-se num projeto de investigação intitulado “Aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso numa escola pública”, que inclui oito estudos de caso em escolas/agrupamentos públicos e privados, em Portugal e no Chile. Para este estudo de caso, selecionou-se uma escola pública, sede de agrupamento de escolas, com sessenta anos de história e com forte representatividade no desenvolvimento económico, social e cultural da cidade, situada no Minho, Norte de Portugal. A escola abrange dois ciclos de ensino: 3º ciclo e secundário, regular e profissional. Os participantes no estudo são professores e distribuem-se por diferentes áreas disciplinares e departamentos de ensino. Este estudo tem como principais objetivos: compreender o modo como os professores descrevem as oportunidades formais e informais de partilha e que efeitos têm no conhecimento prático; conhecer os elementos facilitadores e inibidores da aprendizagem profissional colaborativa; compreender o papel da avaliação de professores e dos resultados escolares dos alunos como aprendizagem profissional; e analisar o modo como os professores de diferentes disciplinas, anos de experiência e tipo de estabelecimento perspetivam a sua aprendizagem profissional. A recolha de dados foi efetuada através da aplicação de um, inquérito por questionário (N=160) e da realização de oito entrevistas semiestruturadas a professores, com funções de direção e coordenação. Foram tidos em conta os procedimentos éticos, nas diferentes fases do estudo. Os principais resultados apontam para o reconhecimento da necessidade de repensar as práticas de ensino e aprendizagem e consequentemente, da passagem de uma cultura escolar instalada e baseada em modelos tradicionais, para uma cultura de abertura e de trabalho colaborativo que promova o desenvolvimento profissional. Neste sentido, os professores revelam a dificuldade em encontrar formação adequada à realidade e interesse pessoal. O desafio é tornar a escola um local de trabalho feliz para todos, com qualidade e promovendo nos alunos a capacidade de se tornarem cidadãos ativos. As maiores dificuldades passam pela adaptação às rápidas mudanças, aos padrões normativos exigidos pela lei e à necessidade de equilibrar o trabalho individual com o trabalho em colaboração.
The study is part of a broader research project entitled “Collaborative learning and professional development of teachers: a case study in a public school”, which includes eight case studies in public and private schools/groupings in Portugal and Chile. It was selected a main public school of the grouping, with 60 years of history and a strong reference to the economic, social and cultural development of the city. The school is in Minho, north of Portugal. It is the former high school and the first industrial and commercial of the county. The school covers two major teaching cycles: Third cycle and regular and professional secondary. The participants of the study are teachers (N = 160) and are distributed through different departments of teaching disciplines. The case study was the research methodology implemented and developed following a qualitative treatment. The results are aimed at: understanding the way teachers describe and the formal and informal opportunities for sharing and what effects they have on practical knowledge; to know the facilitating and inhibiting and elements of collaborative professional learning; understand the role of teachers’ evaluation and students’ school outcomes as professional learning; and analyze the way teachers from different disciplines, years of experience and type of establishment prospect their professional learning. The data collection method involved the survey by questionnaire and eight semistructured interviews with teachers with management and coordination functions. Ethical procedures were considered in the different phases of study. The main results point to the recognition of the need to rethink teaching and the learning practices and, consequently, the passage of an installed school culture based on traditional models, to a culture of openness and work promote professional development. In this sense, teachers reveal the difficulty in finding adequate training for reality and personal interest. The challenge is to make the school a happy workplace for all, with quality and promoting students the ability to became active citizens. The greatest difficulties are the adaptation: the rapid changes; the normative standards required by law and the need to balance individual work with collaborative work.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2585
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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