Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2449
Title: Efeitos da avaliação de desempenho no desenvolvimento profissional do professor: estudo de caso na escola do ensino primário BG-1122, Bairro 70 em Benguela
Authors: Machado, Eusébio André, orientador científico
Sambongue, José Domingos
Keywords: Desempenho profissional
Competência profissional
Práticas pedagógicas
Issue Date: 24-Jul-2018
Citation: Sambongue, J. D. (2018). Efeitos da avaliação de desempenho no desenvolvimento profissional do professor: estudo de caso na escola do ensino primário BG-1122, Bairro 70 em Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2449
Abstract: O presente trabalho aborda os efeitos da avaliação de desempenho no desenvolvimento profissional do professor. Efetivamente, a avaliação de desempenho para o professor é essencial visto que este terá a possibilidade de aumentar a sua performance didática, permitindo assim o desenvolvimento profissional. O estudo de caso realizou-se com a participação dos professores da escola do ensino primário BG-1122, do Bairro Setenta em Benguela, tendo como amostra 10 sujeitos (n=10) dos quais 7 professores, 3 coordenadores e gestores escolar (Diretor, Subdiretor Pedagógico e Subdiretor Administrativo), que foram selecionados de forma aleatória (professores) e de forma intencional (gestores escolares). Optou-se pela pesquisa descritiva com cariz qualitativo e quantitativo. Para a recolha de dados foram utilizados o inquérito por questionário e a entrevista semiestruturada. Os resultados permitiram mostrar que a avaliação de desempenho tem um efeito muito positivo, na medida em que garante o desenvolvimento profissional, melhorando as práticas pedagógicas e a competência profissional.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2449
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 599.pdf346.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.