Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2446
Title: Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor
Authors: Paes, Cristina
Moreira, Fernando
Keywords: Dispositivos móveis
Networked devices
Issue Date: 2007
Citation: Paes, C., & Moreira, F. (2007). Dispositivos móveis: estratégia de gestão dos dispositivos na sala de aula e o toolkit do professor. In Atas da 2ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI’2007), Porto, Portugal 21-23 Junho 2007. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2446
Abstract: As actuais tendências na computação móvel vão no sentido do desenvolvimento de dispositivos cada vez mais embebidos, ou ubíquos, e em rede do que os disponíveis actualmente. Assim, a evolução dos dispositivos móveis, quer em termos de hardware quer na maior quantidade e variedade de aplicações, associada à crescente utilização destes dispositivos, torna-os uma ferramenta potencial para o ensino/aprendizagem. Contudo, é necessário utilizar políticas de gestão destes equipamentos dentro das salas de aulas que vão de encontro às especificidades e características deste tipo de equipamentos. Para além das novas metodologias de ensino/aprendizagem e novos métodos de avaliação é também necessário escolher o tipo de ferramentas que devem ser utilizadas por um professor em disciplinas onde sejam utilizados os dispositivos móveis. Nesta comunicação é apresentada uma estratégia de gestão dos dispositivos móveis na sala de aula e um conjunto de ferramentas que o professor deve possuir para a gestão das disciplinas, do ponto de vista logístico e educacional.
the current trends in mobile computing go towards the development of ever more embedded ubiquitous and networked devices. Thus, the evolution of mobile devices, either in terms of hardware or in greater quantity and variety of applications, associated with the growing use of these devices makes them a potential tool for teaching / learning. However, it is necessary to use policies for management of these facilities within the classrooms that meet the specific needs and characteristics of this type of equipment. in addition to the new methods of teaching / learning and new methods of assessment it is also necessary to choose the type of tools that should be used by a teacher in classes where mobile devices are used. this paper presents a strategy for the management of mobile devices in the classroom and a set of tools that the teacher should have for management of classes, from a logistical and educational point a view.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2446
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Internacionais / Papers in International Meetings



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.