Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/233
Title: A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso
Authors: Cruz, Sofia da Graça Marques da
Keywords: Educação ambiental
Cidadania
Escola
Ambiente
Educação
TME
Issue Date: 2007
Citation: CRUZ, S. G. M.(2007). A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Considerando que a Educação Ambiental é determinante para a sustentabilidade do Planeta em que vivemos e possuindo a Escola o papel fundamental no desenvolvimento da “Consciência Ecológica” de todos os cidadãos, a presente investigação tem como finalidade reflectir sobre a importância da Educação Ambiental, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo aplicou-se a todos os alunos do Ensino Básico, 1.º Ciclo, pertencentes às escolas de um Agrupamento do Concelho de Ourém, distrito de Santarém. Para a recolha de dados efectuámos um pedido de ilustração relativo à temática em análise, aos alunos de 1.º e 2.º anos de escolaridade e aplicámos um inquérito por questionário aos discentes das turmas de 3.º e 4.º anos de escolaridade, do referido Agrupamento de Escolas. A aplicação, leitura e interpretação destes instrumentos, bem como dos resultados da pesquisa, foram reveladores que o percurso escolar, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, contribui para a evolução da consciência ambiental nas crianças, fomentando o desenvolvimento da alfabetização/ literacia ambientais, daí os alunos estarem sensibilizados para as práticas que contribuem para a melhoria e defesa do ambiente, o que assume grande relevância face à crise ambiental que ocupa a agenda política do mundo actual.
URI: http://hdl.handle.net/11328/233
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 431.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.