Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/203
Title: Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanística
Authors: Lucas, Leia Muzza Freitas
Keywords: Educação
Aluno
Professor
Escola
Humanísta
Ética
Freire, Paulo
Pedagogia
TMES
Issue Date: 2010
Citation: Lucas, L. M. F. (2010). Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanística. Dissertação de mestrado em Ciência da Educação.
Abstract: A pesquisa proposta é a redefinição de funções da escola entre aluno e professor, numa perspectiva de mudanças, leva se relação escola, aluno professor, torne se fundamental para que o sucesso educativo seja atingido por todas as crianças com uma pedagogia construtivista e uma melhor qualidade na Educação, direccionada para formar uma sociedade mais humana, não ficando com as respectivas incógnitas… como alcançá-la? É possível direccionar a escola para, efectivamente, atingir o ideal do homem educado? Qual o papel da escola nos diferentes estágios do processo educativo? A escola está a preparar verdadeiros cidadãos para o futuro? São perguntas que fazemos, em nosso dia-a-dia na Educação. Quando falamos “Educação” não é a educação conteudísta reprimida e autoritária, mas aquela que leva a formar “Homens” humanistas, críticos, libertos, que saibam saber, preparados para ter um novo olhar para o futuro e construir um mundo melhor. Na primeira parte desta pesquisa o caminho delineado, prende se com enquadramento teórico, ao que se refere da relação professor e aluno, ao contexto histórico da mesma, a clarificação e a tipologia de alguns conceitos sobre Educação. Na segunda parte o trabalho empírico onde dá se conta as análises e resultados obtidos a partir do estudo de caso de alguns alunos e professores da escola: X e Y da Região Metropolitana do Porto – Pt..
URI: http://hdl.handle.net/11328/203
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMES 8 Conteúdo.pdf3.13 MBAdobe PDFView/Open
TMES 8 capa.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.