Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/198
Title: Contributos do Ensino Recorrente para o desenvolvimento socioeducativo e económico dos jovens e adultos do concelho de Vila Nova de Paiva
Authors: Pereira, Marco António Dias
Keywords: Educação
Educação de adultos
Ensino recorrente
Desenvolvimento sociocultural 
Desenvolvimento económico-laboral
TME
Issue Date: 2007
Citation: Pereira, M. A. D. (2007). Contributos do Ensino Recorrente para o desenvolvimento socioeducativo e económico dos jovens e adultos do concelho de Vila Nova de Paiva. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Esta investigação traduz-se num estudo desenvolvido na área da educação de adultos, especificamente sobre o 1º e 2º ciclos do ensino recorrente (E.R.), e tem como preocupação central saber se este subsistema de educação trouxe algum contributo para o desenvolvimento socioeducativo e para a melhoria das condições económicas e laboriais dos jovens e adultos do Concelho de Vila Nova de Paiva. Após uma pesquisa bibliográfica alargada, procurámos dar resposta a estas questões reflectindo sobre as concepções relativas a "desenvolvimento" que constituíram o suporte fundamental desta investigação e possibilitaram a definição das principais dimensões abordadas no formulário (dimensão educativa gera, saúde e prevenção, cidadania e ambiente e económica/laboral), assim como os indicadores relacionados com cada uma delas. Considerando os indicadores contemplados, percebemos que após a conclusão do E.R. os sujeitos alteraram positivamente a sua vida e estão cientes que a formação recebida constitui uma mais-valia para actuarem na sociedade de forma mais consciente e equilibrada. Esta valência de educação de adultos proporcionou o aumento de conhecimentos úteis para a vida, da sua auto-estima, da capacidade em ultrapassar obstáculos, da consciência dos seus direitos cívicos e dos problemas ambientais. Concluímos, assim,que o investimento nesta modalidade especial de educação no concelho de Vila Nova de Paiva promoveu a melhoria das condições de vida dos sujeitos inquiridos, traduzidas no desenvolvimento de comportamentos benéficos para a saúde e prevenção, numa maior consciência cívica, na sensibilização pelas questões ambientais, no incremento das condições económicas em que vivem e na melhoria da sua situação laboral.
URI: http://hdl.handle.net/11328/198
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 258.pdf876.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.