Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Eusébio André, orientador científico-
dc.contributor.authorCalológio, Marcelina Domingas-
dc.date.accessioned2017-12-05T15:17:17Z-
dc.date.available2017-12-05T15:17:17Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-03-
dc.identifier.citationCalológio, M. D. (2017). Atuação do Supervisor Pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da escola do I ciclo do ensino secundário Hoji - Ya- Henda do Lobito. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1973pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1973-
dc.description.abstractA supervisão pedagógica constitui hoje em dia um elemento fundamental para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, para a melhoria do ensino e da aprendizagem. No entanto, é fundamental que o supervisor pedagógico, para além de um perfil bem definido, tenha em conta determinados princípios e metodologias para que a sua atuação, em contexto escolar, seja eficaz e eficiente. Tendo em conta este contexto, realizámos um estudo cujo objetivo principal foi o de estudar a influência da atuação dos supervisores pedagógicos no desempenho dos professores da Escola do I Ciclo do Ensino Secundário Hoji-ya-Henda do Lobito (Angola). Para tal, desenvolvemos uma metodologia descritiva, ex post facto, através da aplicação de um inquérito por questionário junto de 74 participantes (n=74). Os resultados mostram, no caso estudado, uma perceção positiva relativamente à importância do desempenho do supervisor, sendo evidente a sua influência em diversos domínios, designadamente no trabalho com os alunos, na colaboração entre professores e no reconhecimento do trabalho dos professores.pt_PT
dc.description.abstractPedagogical supervision is nowadays a fundamental element for professional development and, consequently, for the improvement of teaching and learning. However, it is essential that the pedagogical supervisor, in addition to a well-defined profile, take into account certain principles and methodologies, so that their performance in a school context is effective and efficient. Taking into account this context, we carried out a study whose main objective was to study the influence of the pedagogical supervisor on the performance of the teachers of the Hoji-ya-Henda 1st Cycle Secondary School from Lobito (Angola). To do this, we developed a descriptive methodology, ex post facto, by applying a questionnaire survey to 74 participants (n = 74). In this case, the results show a positive perception of the importance of the performance of the supervisor, being evident its influence in several domains, namely in the work with the students, in the collaboration between teachers and in the recognition of the work of the teacherspt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectDesempenho docentept_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectProfessional Developmentpt_PT
dc.subjectTeaching performancept_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.titleAtuação do Supervisor Pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da escola do I ciclo do ensino secundário Hoji - Ya- Henda do Lobitopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Administração e Gestão da Educaçãopt_PT
dc.identifier.tid201711141pt_PT
dc.subject.fosEducationpt_PT
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 573.pdf353.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.